Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como morar no Canadá

by TrabalharFora   ·  1 ano ago   ·  
thumbnail

 Como morar no Canadá

  Como morar no Canadá

Através deste guia, você saberá como morar no Canadá, um país alvo de muitas imigrações anualmente.

O Canadá é um país desenvolvido e reconhecido por seu Índice de Desenvolvimento humano (IDH) altíssimo, sendo também considerado como o 3º país de melhor qualidade de vida do mundo pela Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A seguir, você encontrará a lista dos melhores lugares no Canadá para se morar, e suas características que fazem com que o Canadá torne-se um lugar tão desejado para se viver e se desenvolver profissionalmente.

 

Os melhores lugares para viver no Canadá

  1. Ottawa, Ontário

Ottawa é a capital do Canadá, sendo a 4ª maior cidade do país. Ottawa chama a atenção dos habitantes e dos turistas que desejam morar no Canadá por diversos pontos. Entre eles, destacam-se:

✓ A renda média familiar de Ottawa é a maior do Canadá;

✓ O índice de criminalidade é consideravelmente menor comparado a outros lugares do Canadá; e

✓ Ottawa possui a maior concentração de cientistas, engenheiros e doutores do Canadá inteiro.

Como morar no Canadá - Ottawa, Ontário

  1. Gatineau, Quebec

Gatineau atualmente é a fusão de cinco pequenas cidades: Aylmer, Hull, Gatineau, Masson-Angers e Buckingham. A cidade possui 265 mil habitantes, e sua língua oficial é o Francês. Gatineau encanta seus habitantes por vários fatores, entre eles:

✓ Gatineau possui um grande sistema organizacional da cidade;

✓ Extenso número de escritórios do governo federal; e

✓ Clima frio.

Como morar no Canadá - Gatineau, Quebec

  1. Calgary, Alberta

Considerada um grande centro financeiro e comercial, abriga grandes empresas petrolíferas do Canadá. A cidade oferece:

✓ Isenção da cobrança do imposto provincial;

✓ Calgary é um dos únicos lugares mundiais que não possuem ratos; e

✓ Maior número de milionários per capita do Canadá.

Como morar no Canadá - Calgary, Alberta

  1. Edmonton, Alberta

Edmonton é a capital da província de Alberta. Lá, é situado o maior shopping center da América do Norte, e ainda sim é considerada uma cidade verde. Confira benefícios:

✓ Edmonton realiza muitas campanhas de publicidade para atrair mão de obra qualificada de imigrantes;

✓ Tecnologia da informação, bancos e biotecnologia geram muitas oportunidades; e

✓ Custos de seguro de saúde provinciais pagos pelo Governo.

Como morar no Canadá - Edmonton, Alberta

  1. Montreal, Quebec

Montreal é uma cidade adorável, bem quista por seus habitantes e pelos que pretendem morar nela. São alguns dos fatores que confirmam a graça de Montreal:

✓ Montreal abriga o maior porto fluvial do Canadá;

✓ É a segunda cidade mais populosa do Canadá; e

✓ É um dos maiores centros aeroespaciais do mundo.

 Como morar no Canadá - Montreal, Quebec

Muito além destas cinco cidades magníficas, o Canadá se mostra um país com inúmeros benefícios, tornando-se extremamente atraente aos turistas, habitantes canadenses e imigrantes. Há muitos lugares interessantes, e por isso, iremos conversar sobre aspectos populacionais e gerais do Canadá.

Sobre o País e sua população

Como você viu no capítulo anterior, o Canadá possui diversas cidades que propagam sua fama de ser um país muito bom para se viver.

O Canadá é um país relativamente grande, com grande variedade geográfica e consequentemente turística. É considerado nos dias de hoje o segundo maior país em extensão territorial (sendo superado apenas pela Rússia), estando localizado na América do Norte, também chamada de América Anglo Saxônica.

Sua população é heterogênea, sendo composta de povos autóctones, asiáticos e europeus. Considerando que a composição européia é moldada pela origem britânica e francesa, o Canadá possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês.

Ao contrário de sua população diversificada, seu clima é considerado bastante definido, e atrativo aos turistas que viajam ao Canadá vindos das mais remotas partes do mundo.

Como morar no Canadá IINo Canadá, a primavera torna-se um verdadeiro mar de tulipas, sendo bem ocorrente promoções para a compra de adubos, sementes de plantas e afins. O gelo se derrete nos rios e é a época do Maple Syrup ser extraído das árvores.

Maple Syrup é uma essência doce extraída da árvore Maple. É rico em cálcio e por vezes é utilizado como acompanhamento para panquecas.

 

Já o verão canadense é marcado por altas temperaturas, que podem vir a alcançar 43º em Toronto. É a época onde as pessoas frequentam sorveterias, saem para acampar e praticar esportes ao ar livre, entre outras atividades propícias ao calor.

No outono, é possível encontrar a folha que estampa a bandeira do país: a folha de Maple. As temperaturas variam de 5º a 15ºC, e a estação é marcada como a estação do Halloween.

Quando o outono acaba, começa o inverno, e assim as temperaturas mais frias do ano ganham espaço no Canadá. Destinos como Toronto, Montreal e Vancouver chegam a marcar -40ºC, simbolizando um grande desafio aos que não estão adaptados a temperaturas extremamente baixas.

Como morar no Canadá - INVERNO CANADA

Tipos de Vistos para Canadá

Como morar no Canadá - Tipos de Vistos para Canadá

Este é o primeiro dos vários itens que o futuro imigrante precisa planejar, num momento destinado à avaliar o que realmente precisa ser preparado com antecedência.

Os vistos para o Canadá simbolizam os propósitos do viajante, e são necessários para a entrada legalizada do turista, estudante, visitante ou imigrante. Confira abaixo os tipos de visto:

  1. Visto de turismo

Também chamado de (V-1), e é indicado para pessoas que queiram visitar o Canadá com objetivos de conhecer o país ou visitar amigos e parentes. E tem permanência inferior à 24 semanas.

Antigamente, o Canadá permitia ao portador do visto de turismo uma única viagem, com duração de até 24 semanas. Hoje, o governo canadense permite múltiplas viagens, respeitando o prazo dado ao visto. Isto quer dizer que o viajante poderá retornar tantas vezes quanto possível enquanto não atingir a duração de 24 semanas.

O visto permite ao portador ir à reuniões de empresas, participar de cursos de até 24 semanas, ir a congressos e afins.

  1. Visto de Estudos

O visto para estudante é concedido à pessoas que desejam estudar no Canadá por mais de 6 meses. Caso o curso seja inferior a 6 meses, o estudante poderá requisitar um visto de turismo com permissão de estudos.

Além disto, o visto para estudante é concedido mediante a apresentação de uma carta de aceitação da instituição de ensino canadense, onde deverá constar o prazo do curso desejado, além dos outros documentos necessários ao processo.

  1. Visto para Negócios

O visto para negócios (B-2) é dado aos indivíduos representados por alguma empresa, mediante carta comprobatória da organização para qual trabalham, tendo estas empresas que comprovar que possuem negócios no Canadá, ou compram produtos e serviços canadenses.

Além dos vistos, o governo do Canadá também realiza a oferta de Permissões. Confira abaixo se você se seu propósito se encaixa em alguma permissão!

Permissões Especiais do Canadá

  1. Visto Parent and Grandparent  – Super Visa

    Este é o visto que permite que o indivíduo que possua avós ou pais que tenham cidadania e residência no Canadá, possa morar por até 2 anos ininterruptos. São alguns dos requisitos a realização de exames médicos, cartas comprovando a intenção de ficar com os pais ou avós, ter um convênio médico canadense, entre outros.

  2. Permissão de Trabalho

    É a permissão que o indivíduo tem para trabalhar legalizadamente no Canadá. Como requisito, é necessário uma carta de aceitação da empresa.

Como você pode observar, são variados tipos de vistos e permissões concedidos pelo governo do Canadá, inclusive com certa flexibilidade ao que tange os propósitos e intenções do imigrante. Desta maneira, torna-se menor o custo benefício de entrar no país de forma não legalizada, o que pode vir a ser um grande problema para o imigrante ilegal.
A seguir você irá se informar sobre os detalhes do custo de vida de morar no Canadá!

Como morar no Canadá III

 Custos de Vida no Canadá

 Para os brasileiros que residem no Canadá, este é um ponto muito favorável do país. Isto porque é possível utilizar o salário recebido no país com coisas que custam um preço menor, em comparação ao Brasil.

Esta comparação de preços é realizada através de porcentagem. Estima-se que o brasileiro gasta 43% de um salário mínimo com o aluguel. Para o canadense, este gasto é de 22%. Ou seja, o habitante do Canadá consegue realizar mais coisas, e aplicar seu salário para investimentos com mais facilidade.

É interessante se informar da cotação momentânea do dólar canadense (CAD), a moeda oficial usada no Canadá.

Como morar no Canadá - Custos de Vida no Canadá

  • Aluguel

Sendo uma preocupação de muitos futuros imigrantes, o aluguel é considerado talvez o item mais importante dos tópicos que envolvem custos com a vida em outro país.

Ocupando a maior fatia dos gastos de um imigrante, o aluguel é tido como importante pois garante uma residência fixa ao imigrante recém chegado, que possui muitas dificuldades em comprar uma propriedade.

O valor do aluguel é correlato a uma série de fatores que o influenciam, sendo alguns deles a proximidade ao centro urbano, o tamanho do imóvel, as condições do imóvel, proximidade à serviços, dentre outros.

A seguir, você irá encontrar uma lista com a média de valores de aluguel nas principais cidades do Canadá.

  1. Toronto

É possível encontrar um quarto individual para casal em Toronto por $850 CAD mensais, e um apartamento de um quarto por $1.300 CAD mensais.

  1. Montreal

Em Montreal, o imigrante encontra um quarto individual para casal por $750 CAD mensais, simbolizando um custo melhor se comparado à grande Toronto. Um apartamento com um quarto simples encontra-se no valor aproximado de $1.050 CAD mensais.

  1. Vancouver

Vancouver possui a cotação mais cara da lista, onde um quarto individual de casal é capaz de custar $900 CAD mensais. Se o imigrante preferir um apartamento com um quarto individual, gastará em média $1.350 CAD mensais, e se optar por um apartamento com dois quartos, gastará aproximados $1.800 CAD mensais.

  1. Edmonton

Edmonton possui um grande benefício aos imigrantes que pretendem economizar com o pagamento de aluguel no Canadá. Um quarto de casal custa aproximadamente $700 CAD mensais, enquanto um apartamento com um quarto simples está na faixa de $1.000 CAD mensais.

No Canadá, você não precisará se preocupar com as despesas de condomínio. Estas, são devidamente incluídas no preço do aluguel. Além disto, despesas com remoção de neve no inverno são inclusas no preço do aluguel também.

Entretanto, há algumas despesas diferentes, das quais não são comuns no Brasil, como a coleta de lixo. Abaixo, você irá observar qual os custos com contas e taxas.

 

  • Contas de água, energia e aquecimento

 Os valores abaixo são frutos de uma estimativa, e também se referem às principais cidades do Canadá.

Com eles, você poderá criar um planejamento financeiro mais eficiente, lembrando que são valores aproximados e não substituem uma pesquisa aprofundada sobre a situação atual da localidade para qual você pretende imigrar. A estimativa foi baseada no estilo de vida econômico de um casal.

  1. Toronto

    Se você pretende viver em Toronto, prepare-se para gastar aproximadamente R$130 CAD mensais com as contas de água, energia e aquecimento;

  2. Montreal

    Se você pretende viver em Montreal, prepare-se para gastar aproximadamente R$100 CAD mensais com as contas de água, energia e aquecimento;

  3. Vancouver

    Porém, se você pretende viver em Vancouver, prepare-se para gastar aproximadamente R$110 CAD mensais com as contas de água, energia e aquecimento; e

  4. Edmonton

    Caso você pretenda viver em Edmonton, seu gasto será de aproximadamente R$95 CAD mensais com as contas de água, energia e aquecimento.

  • Contas com serviços particulares

Sabemos que os pacotes de canais de televisão são muito atrativos, e por estarem no idioma local, funcionam como grandes auxiliares para o indivíduo que pretende aprender os idiomas do Canadá.

A internet e o telefone fixo também são de importância máxima, pois realizam o papel de auxiliar a comunicação entre amigos e familiares longes da nova residência da pessoa que recém chegou no Canadá, e em outros países no geral.

Caso você não tenha o interesse em dispensar estes serviços, preparamos a você uma lista com os valores nas cidades populares que citamos acima, nas listas de Contas Comuns e de valores de Aluguel. Confira:

  1. Toronto

    Em Toronto, o pacote com internet, telefone fixo e televisão a cabo custa em média $140 CAD mensais;

  2. Montreal

    Em Montreal, o pacote com internet, telefone fixo e televisão a cabo custa em média $120 CAD mensais;

  3. Vancouver

    Em Vancouver, o pacote com internet, telefone fixo e televisão a cabo custa em média $140 CAD mensais;

  4. Edmonton

    Já na cidade de Edmonton, o pacote com internet, telefone fixo e televisão a cabo custa em média $110 CAD mensais;

Por enquanto, é possível perceber que Toronto é uma cidade com alto custo de vida, enquanto Montreal e Edmonton são cidades com um custo de vida menor, tendo valores de aluguel e das contas gerais relativamente reduzidos, e que permitem ao indivíduo uma economia real no Canadá.

Custos Gerais

O transporte público do Canadá é primariamente realizado por metrô, ônibus e trem, além de Vancouver, que possui o adicional de ter um sistema marítimo incluso no transporte coletivo. Estima-se que com o transporte, haja custo numa média de $83 à $146 CAD caso o habitante compre um ticket ilimitado para o mês.

Serviços e produtos como salão de beleza, bebidas alcoólicas, serviços gerais como babá ou empregada doméstica e academia costumam ter um custo elevado no Canadá, sendo que a cultura do país é a de realizar por si mesmos tarefas como a limpeza da casa e afins.

Como abrir uma conta bancária no Canadá?

Neste capítulo você irá aprender como funciona a criação de uma conta bancária no Canadá.

Fator essencial para qualquer indivíduo, abrir uma conta num banco confiável é importante para que as movimentações e transações financeiras sejam realizadas de forma prática.

O Canadá, no aspecto de bancos e instituições de crédito, funciona bem organizadamente, e ao contrário do que muitos imigrantes recém chegados pensam, não é burocrático. Você irá precisar de:

✓ Passaporte;

✓ Segundo documento com foto, que poderá ser uma carteira de habilitação ou SIN Number;


O SIN Card (Social Insurance Number) é um cartão que possibilita o imigrante trabalhar legalmente no Canadá. Ele possui 9 dígitos e é exigido pelo governo canadense.

✓ Comprovante de Residência; e

Visto Válido.

São alguns dos bancos populares no Canadá: Canada Trust, Scotiabank, CIBC, Bank of Montreal e RBC Royal Bank, e as taxas bancárias costumam ser menores dos que as praticadas por bancos brasileiros.

 

Como morar no Canadá IIII

 

Dicas Extras

  1. Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal
  2. Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre a austrália.

Deixe uma resposta