Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como Trabalhar na Alemanha?

by Kênia Agostinho   ·  10 meses ago   ·  
thumbnail

Como Trabalhar na Alemanha?

A alemanha é um país sensacional para quem busca estabilidade, boa educação, bom acesso à saúde e uma cultura interessante. O país é o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo, e sendo assim, a Alemanha atrai muitos turistas anualmente.

Entretanto, há quem prefira se estabilizar na Alemanha através do trabalho e da residência própria. Este guia sobre “Como trabalhar na Alemanha” irá orientar profundamente o leitor que deseja tornar-se habitante da Alemanha, e que deseje realizar este sonho através do trabalho. Boa Leitura!

O Primeiro Passo
O que você precisa para trabalhar na Alemanha?

 

  • Passaporte e Visto

    É extremamente necessário manter seu passaporte válido. Inclusive, nos próprios órgãos públicos da Alemanha, o passaporte é um dos documentos mais requisitados, quando há a necessidade de realizar alguma consulta ou serviço específico.
    Já o visto, demonstra sua intenção no país, e é através dele que sua imigração torna-se legalizada.

  • Departamento de Registro

    É necessário que o imigrante registre-se no Departamento de Registros de sua cidade. Em seguida, deve-se ir ao Departamento de Imigrantes para conquistar um visto de residência; este visto fornece uma “carteira”, que possui informações como se é permitido que você exerça função de trabalho na Alemanha.
    Caso você não fale alemão com fluência, é possível solicitar um intérprete.

  • Curso de Integração

    O curso de integração é perfeito para quem não fala alemão, e nunca morou na Alemanha. Ele ensina alemão, trata sobre informações da Alemanha, costumes, entre outros tópicos que irão te ajudar a se integrar na cultura alemã.

    Para realizá-lo, é necessário encaminhamento do Departamento de Imigração, que irá autorizá-lo a realizar o Curso de Integração.

  • Em busca de Trabalho

    Se você já possui uma formação, resultado de estudos universitários no seu país de origem, é necessário traduzir e reconhecer os documentos. Você poderá se informar na Agência de Trabalho (Arbeitsagentur) como realizar os procedimentos. Se você não possui formação universitária, então é importante se dirigir à Agência de Trabalho com o objetivo de conseguir orientação profissional, apoio, cursos profissionalizantes, entre outros auxílios.

  • Fale Alemão

    Será muito difícil comunicar-se com seu empregador e colegas de trabalho sem saber o idioma local. Você poderá aprender alemão gratuitamente no YouTube.

Formas de Trabalhar na Alemanha 2018

 Estudo e Trabalho

Na Alemanha, é possível trabalhar enquanto você realiza um curso no país. O tempo que o estudante pode trabalhar é de 3 à 6 meses por ano. A carga horária varia entre 4 à 8 horas diárias.

É possível buscar estágio nas próprias universidades alemãs, que realizam inúmeros programas de treinamento prático dos cursos ofertados.

Au-Pair

Au-Pair é o nome que se dá ao programa de trabalho como babá na Alemanha. O visto concedido é um visto de trabalho temporário, e quem desejar trabalhar como Au-Pair, deverá estar ciente de que há certos requisitos, como por exemplo:

✓ Possuir menos de 27 anos de idade;

✓ Conhecimentos básicos de Alemão;

✓ Período mínimo de 6m e máximo de 12 meses;

Nesta modalidade de trabalho, o imigrante irá morar com a família anfitriã, que deverá possuir ao menos 01 filho menor de idade.

Emprego Regular

Se você possuir uma oferta de emprego, ou estiver em busca de um emprego regular, além de possuir o dever de regularizar sua situação através do visto correspondente, você deverá observar aspectos como a regulamentação de sua profissão, por exemplo. Este guia sobre “Como Trabalhar na Alemanha” irá te ensinar como encontrar um emprego regular na Alemanha, bem como adaptar seu currículo e regularizar sua profissão. Continue a leitura!

Tipos de Visto para Trabalhar na Alemanha

             Como você já aprendeu anteriormente, é de extrema necessidade o imigrante possuir um visto. O visto confere regularidade à imigração, se estiver sendo utilizado de acordo com o seu tipo. Nesta seção, você irá observar os tipos de vistos para trabalhar na Alemanha e quais suas utilidades.

  • Trabalho como Estagiário

Este visto, também conhecido como Visum für einFach praktikum, é específico para estágios acima de 3 meses. Para conquistá-lo é necessário:

✓ Comprovar matrícula em Universidade; e

✓ Contrato de Estágio já realizado pela empresa contratante;

  • Trabalho como Au-Pair

Na modalidade de Au-Pair, o intuito não é acumular riquezas, e sim, aprender a linguagem e aproximar-se de uma família alemã, e de sua cultura consequentemente. No Au-Pair, ganha-se acomodação gratuita, uma remuneração simbólica pelo trabalho desenvolvido junto às crianças, além de refeições gratuitas.

  • Trabalho Altamente Qualificado

O Visto de Trabalho Altamente Qualificado poderá ser requisitado apenas por profissionais que possuem diploma universitário. Para conquistá-lo, o imigrante deverá possuir uma autorização de trabalho (ZAV) do órgão alemão Bundesagentur für Arbeit.

  • Trabalho Voluntário

Para exercer trabalho voluntário, ou seja, não remunerado e com objetivo social, o imigrante deverá comprovar possibilidade de sustentar-se durante o período de voluntariado.

  • Visto para Procura de Trabalho

Chamado de Visum zur Arbeitsplatzsuche, o Visto de Procura de Trabalho tem como principal objetivo permitir que o imigrante inicie o processo de busca por um emprego regular na Alemanha. Um dos requisitos é a presença de um diploma universitário.

As melhores cidades para se trabalhar na Alemanha

Esta seção irá se dedicar a mostrar à você, futuro imigrante, quais são as melhores cidades para se trabalhar na Alemanha. Esta é uma das dúvidas mais recorrentes das pessoas que desejam trabalhar na Alemanha, e portanto, faz-se importante que você reflita sobre como essas cidades poderão favorecer-lhe em seu novo projeto de vida. Confira!

  1. Berlim

            Berlim é simplesmente um dos maiores pontos de encontro de viajantes do mundo inteiro. Fascinados por sua beleza e área verde, os turistas e habitantes surpreendem-se pelas possibilidades que a cidade oferece. A cidade possui vários distritos inseridos dentro dela, tais como:

✓ Charlottenburg, distrito de luxo e que abriga vários estudantes;

✓ Kreuzberg, que é um distrito com grande quantidade de residentes turcos, configurando uma multiculturalidade;

✓ Wilmersdorf, distrito este que é lembrado por seus belíssimos edifícios. 

  1. Dusseldorf

            Dusseldorf é uma cidade que atravessa o Rio Reno, e é considerada perfeita para quem busca um trabalho, pois abriga sedes de multinacionais, bancos, indústrias e escolas internacionais.

  1. Frankfurt

            Com aproximadamente 660 mil habitantes, Frankfurt impressiona com seus arranha-céus e com a quantidade de centros empresariais presentes na cidade. Frankfurt também é considerada uma capital financeira. Legal, não?

  1. Hamburgo

            Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, e por ela passam muitos rios e áreas verdes. A cidade, inclusive, possui mais pontes do que Veneza e Amsterdã juntas; ao todo, são 2.000 pontes.

Você poderá se encantar com o clima da cidade, além de visitar seus distritos, como:

✓ Altona, que possui muitas residências antigas e fábricas restauradas; e

✓ Wandsbek, distrito este que se situa no extremo norte de Hamburgo;

Como é morar e trabalhar na Alemanha?

 

A Alemanha é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. Isto porque o país oferece estabilidade, segurança financeira, saúde, transporte e educação de qualidade, além de valorizar a formação de seus habitantes.

Morar na Alemanha traz a tona todos estes aspectos, entretanto, há inúmeros relatos sobre a dificuldade de comunicação. Por este motivo, este guia sobre Como Trabalhar na Alemanha sugere fortemente à seus leitores que pratiquem o alemão. É possível aprendê-lo utilizando ferramentas gratuitas, como canais de alemão no YouTube (por exemplo, o Canal da Prof. Andreia Bohn) e aplicativos para dispositivos móveis, como o Duolingo.

Também é necessário que o imigrante possua certa flexibilidade, afinal, trata-se de uma cultura completamente diferente. Esculpir-se profissionalmente é necessário, pois os parâmetros profissionais alemães são diferentes de outras nacionalidades, porém, se você desejar mudar de profissão, fique feliz! A Alemanha oferece grandes oportunidades de estudo e estágio para quem deseja reinventar-se em sua carreira.

Em ambientes profissionais da Alemanha, você poderá encontrar pessoas de todas as nacionalidades, desenvolvendo todos os tipos de funções. É uma grande oportunidade de incrementar seu networking, e ganhar valorização no mercado de trabalho alemão.

 

Quanto Custa Morar na Alemanha?

 

Este guia sobre Como Trabalhar na Alemanha acredita que um dos principais fatores que o imigrante considera ao realizar sua imigração é o custo de vida. Pensando nisto, esta seção foi especialmente formulada para que você leitor possa verificar qual a média de gastos que um habitante alemão possui em seu cotidiano.

Aluguel

O Aluguel na Alemanha é dividido em três partes: o aluguel em si, os custos extras (que incluem impostos, taxas de condomínio, seguro, água e aquecimento) chamados de Nebenkosten, e o aluguel da garagem. É estimado para um apartamento de 70m² em Berlim, um aluguel médio de 500 à 800 euros. O Nebenkosten custa, em média 150 euros, e o aluguel de uma garagem, 70 euros.

  Alimentação e produtos Gerais

A alimentação possui custo baixíssimo, bem como os produtos gerais, como os de limpeza por exemplo. O famoso Nutella de 700g custa apenas 4 euros, e os produtos de limpeza não ultrapassam a marca de 3 euros. Frutas e Legumes também possuem preços baixos, podendo chegar à centavos.

 

Roupa

Um Jeans custa aproximadamente 10 euros, por exemplo.

 

Vantagens e Desvantagens de Morar e Trabalhar na Alemanha

            Outra informação que é extremamente útil para quem deseja morar e trabalhar na Alemanha, diz respeito às vantagens e desvantagens da Alemanha. Preparamos uma listagem, para que você possa analisar e atribuir os pesos que julgar importantes, ou não.

Vantagens

✔ Localização

A Alemanha possui uma localização privilegiada, pois situa-se no centro da Europa, fazendo divisa com 9 países, o que torna favorável viagens ao redor da Europa.

 

✔  Gastronomia

            A Gastronomia alemã é um dos pontos que mais atraem os turistas do mundo inteiro. Isto porque o país simplesmente é campeão na produção de doces bem elaborados.

✔  Cultura da Sinceridade

Os alemães possuem muitas características, e dentre elas, encontra-se a sinceridade. Na Alemanha, você poderá encontrar pessoas honestas e sinceras, que lhe dirão o que for necessário, muitas vezes sem medo de magoar.

 

Desvantagens

 

✔ Individualismo

Oferecer um pedaço de chocolate, por exemplo, é um ato um tanto esquisito para um alemão. Na Alemanha, o senso de coletividade, divisão, etc, é pouco reconhecido, simplesmente por não fazer parte da cultura local.

 

✔ Idioma

O idioma alemão é uma linguagem considerada complexa por muitas pessoas, inclusive, pelos próprios alemães. Isto se dá pela quantidade de sons, e proximidade das palavras. Entretanto, os alemães são muito compreensivos com estrangeiros que estão aprendendo o idioma.

 

Como Estudar na Alemanha?

 

Este é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo: estudar na Alemanha, e usufruir um dos melhores sistemas educacionais da Europa.

A princípio, a pessoa que deseja estudar na Alemanha deverá obter uma maneira de comprovar sua formação escolar, e esta maneira é conquistada através do Abitur, ou do IB. O Abitur é um exame de conclusão de Ensino Médio da Alemanha, e funciona como o ENEM – entretanto, o Abitur pode ser prestado apenas 1 vez, e sua nota valerá para sempre.

Já o IB, International Baccalaureate, é uma fundação educacional suíça, e seu objetivo é manter o mesmo programa em várias instituições, para que em caso de mudança de país, as crianças não necessitem revalidar seus diplomas escolares.

Quem possui o Abitur ou o IB poderá realizar suas aplicações diretamente com as faculdades alemãs.

E se você não possuir o Abitur ou o IB?

Neste caso, faz-se necessário realizar um curso preparatório para universitários estrangeiros, chamado de Studienkolleg. Para começar o Studienkolleg, o estudante deverá entender alemão à nível B1, ou seja, intermediário.

É importante ressaltar que o Abitur é realizado em escolas de ensino médio bilíngue (português e alemão) brasileiras, bem como o IB.

O Studienkolleg é necessário?

Em casos onde o estudante já realizou uma graduação em alguma universidade brasileira, o Studienkolleg não se faz necessário, e então o estudante pula para a etapa do teste de alemão, a candidatura para a universidade e o visto.

Como é o Sistema de Saúde na Alemanha?

 

Na Alemanha, é necessário possuir um seguro saúde. Há dois tipos de seguros de saúde: o seguro de saúde público e o privado. Entretanto, não é optativo escolher entre um e outro, mas é uma questão de encaixar-se nas regras impostas.

O seguro saúde público é destinado à estudantes de universidades e trabalhadores contratados por empresas. Em caso de conclusão de ensino ou demissão, há a possibilidade de enquadrar-se em programas sociais no governo. Faz-se importante ressaltar que o seguro saúde público também é pago.

Já o seguro de saúde privado possui maior cobertura, e é destinado à pessoas que:

  1. São estrangeiros com visto que permite buscar um emprego;
  2. Possuem visto de estudante para intercâmbio; e
  3. Possuem passaporte europeu porém nunca utilizaram seguro público.

Como é o Transporte na Alemanha?

 

Outro aspecto muito importante é o transporte. A princípio, o transporte coletivo na Alemanha é alvo de muitos elogios por sua eficiência. Você conhece quais são os principais meios de transporte alemães?

Trem

O trem é um dos meios de transporte mais utilizados na Alemanha. Eles são classificados de acordo com o nível de conforto, a velocidade que atingem e a distância percorrida. Um exemplo de trem é o ICE: Intercity-Express, que realiza rotas internacionais.

Ônibus

Comparando o ônibus ao trem, chega-se à conclusão de que o ônibus é um pouco mais lento. Entretanto, também são confortáveis e oferecem um preço mais barato.

Aluguel de Carros

Esta modalidade é muito utilizada pelos alemães, e requer apenas habilitação válida. Inclusive, você sabia que não há pedágios nas estradas alemãs?

 

Dicas para Encontrar Emprego na Alemanha

 

Se após você aprender mais sobre a cultura alemã, suas particularidades e seu custo de vida, você se interessou mais ainda por trabalhar na Alemanha, esta seção irá lhe ensinar como aumentar suas chances de encontrar um emprego na Alemanha. Confira:

 

  • Invista em sua Formação Profissional

Não poupe esforços para entrar em uma universidade alemã, ou realizar um curso complementar no país. Isto lhe ajudará a conquistar um emprego, e a possuir mais credibilidade de empregadores alemães.

  • Aprenda alemão urgentemente!

Será quase impossível conquistar um trabalho na Alemanha sem dominar, ao menos, o nível intermediário – B1 do alemão. Invista seu tempo em vídeo aulas, ou aulas presenciais em cursos particulares.

  • Prepare-se para Entrevistas

Ao contrário das entrevistas de emprego aqui no Brasil, na Alemanha os empregadores realizam mais perguntas voltadas à experiência profissional e nível de conhecimento.

Não se esqueça de, além de revisar respostas prévias, revisar seu domínio do alemão (ou inglês), cuidando com sua pronúncia.

  • Visite sites de emprego alemães

Cadastrar-se em sites de emprego na Alemanha é uma importante ferramenta para conquistar seu primeiro emprego no país. Neste guia sobre Como Trabalhar na Alemanha, você irá conhecer os sites de emprego mais populares, na seção de Referências Importantes. Não se esqueça de visitá-los, e observar o mercado de trabalho na sua área profissional especificamente.

Profissões com Emprego Sobrando na Alemanha

 

A seguir, você irá encontrar uma listagem com as profissões mais requisitadas na Alemanha atualmente.

  1. Serralheiro, Encanador e Carpinteiro;
  2. Representante de Vendas;
  3. Engenheiro;
  4. Áreas Gerenciais de Empresas;
  5. Médicos e Profissionais de Saúde;
  6. Especialista em Tecnologia da Informação;
  7. Profissionais de Enfermagem;
  8. Profissionais de Hotelaria; e
  9. Profissionais de Turismo;

Quais as Profissões mais Bem Pagas da Alemanha?

 

Sabemos que é importante que o imigrante tenha em mente sua remodelação profissional, caso se faça necessário. Por este motivo, este guia sobre Como Trabalhar na Alemanha irá mostrar à você, leitor, uma listagem com as profissões que atualmente geram maior renda aos alemães. Confira:

  1. Medicina e Odontologia;
  2. Direito;
  3. Economia de Gestão;
  4. Engenharia;
  5. Matemática;
  6. Informática;
  7. Ciências Naturais;
  8. Economia;
  9. Arquitetura;
  10. Psicologia; e
  11. Geologia.

 

Referências Importantes

 

  • Sites para Conseguir Emprego na Alemanha

 Preparamos para você uma lista com os melhores sites de emprego, para trabalhar na Alemanha. Não se esqueça das dicas sobre como procurar um trabalho no país, ofertadas neste guia de Como trabalhar na Alemanha, e se cadastre nas plataformas abaixo, para receber atualizações sobre novas vagas na Alemanha.

 

Job Borse

Step Stone

 Monster

  • Consulados da Alemanha

 

Consulado Honorário da República Federal da Alemanha – Manaus – AM

Endereço: Rua Salvador 441, Loja 5, Adrianópolis

Telefone: (0xx92) 4101-1010

 

Consulado Honorário da República Federal da Alemanha – Anápolis – GO

Endereço: Rodovia BR 060 s/n KM 102 – Anadiesel

Telefone: (0xx62) 3310-5417

 

Consulado Honorário da República Federal da Alemanha – Belo Horizonte – MG

Endereço: Av. Protásio de Oliveira Penna, 366 – 101 – Bairro Buritis

Telefone:(0xx31) 3378 5173

 

Consulado Honorário da República Federal da Alemanha – Curitiba – PR

Endereço: R.Duque de Caxias, 150 (Clube Concórdia)

Telefone: (0xx41) 3222-6920

 

Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro – RJ

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos 58 – Centro

Telefone: (0xx21) 3380-3700

 

Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Porto Alegre – RS

Endereço: R. Professor Annes Dias, 112 – 11º andar

Telefone: (0xx51) 3224-9255

 

Consulado Honorário da República Federal da Alemanha – Blumenau – SC

Endereço: Rua Alwin Schrader, 01 – fundos

Telefone: (0xx47) 3322-1172

 

Consulado Geral da República Federal da Alemanha – São Paulo – SP

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 – 12º andar – Jardim Paulistano

Telefone: (0xx11) 3097-6644

 

Dica Extra

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal

Deixe uma resposta