Como Trabalhar na Austrália - TrabalharFora - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Austrália

Como Trabalhar na Austrália

Published

on

Como Trabalhar na Austrália
O que você precisa para Trabalhar na Austrália?

 A Austrália tem sido o foco de muitos imigrantes que desejam sair do Brasil para um país desenvolvido, com paisagens lindas e com uma qualidade de vida superior em amplos sentidos. Todavia, é preciso planejar os modos de conseguir morar na Austrália, e para isto, o trabalho se faz essencial. Neste guia sobre Como Trabalhar na Austrália, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre como conquistar seu primeiro trabalho em terras australianas. Confira!

Aprenda Inglês

             O idioma oficial da Austrália é o inglês. Aproximando-se de um inglês britânico com sotaque típico da Austrália, o imigrante que estudar o idioma global conseguirá sair se muito bem nas entrevistas de trabalho, bem como para conquistar um visto de trabalho na região. Se você preferir começar a aprender inglês sozinho, por conta própria, poderá utilizar o YouTube como referência. Vários canais disponibilizam-se à oferecer aulas gratuitas de inglês, como o Teacher Phill English.

Solicite um visto que permita trabalhar

Trabalhar na Austrália e em muitos outros países é possibilitado através de vistos ou permissões do sistema de imigrações. Eles possuem a função de demonstrar a intenção da viagem, e existem diversos tipos portanto. Neste guia sobre Como Trabalhar na Austrália, você irá entender o que cada visto simboliza.

Formas de Trabalhar na Austrália 2018

Agências de Emprego

As agências de emprego australianas são aliadas na busca de um trabalho na Austrália. Procure cadastrar seu currículo no máximo de agências de emprego australianas que conseguir, contando com sites de emprego e afins.

Tax File Number

O Tax File Number é como um CPF na Austrália. É necessário para obter registro no emprego, e não é necessário obtê-lo enquanto se estiver buscando por uma vaga de emprego na Austrália, entretanto, será necessário fornecer o Tax File Number ao seu empregador, no momento em que se fizer necessário.

 Licenças

Se você for trabalhar em determinadas profissões, precisará de “licenças” para exercê-las na Austrália. Os famosos “cards”. São eles:

  • Blue Card: Permite o trabalho com crianças e adolescentes;
  • White Card: Permite o trabalho em construções;
  • RSA (Responsible Service of Alcohol): Permite o trabalho em bares ou em situações que necessitam de alguém para servir bebidas alcoólicas; e
  • Licenças de Profissões: profissões como médicos, engenheiros, advogados e outras da saúde requerem licenças.

 Estudar e Trabalhar

Você pode realizar um intercâmbio a fim de fazer um curso de graduação, por exemplo, e conseguir a permissão de trabalho. É um método muito bom, pois lhe ajudará na imersão cultural na Austrália e ainda em seu Networking no país.

Escolhendo uma boa instituição, um curso que vá de encontro às suas expectativas, é possível até mesmo fazer do trabalho no estudo uma porta de entrada para cargos melhores na Austrália.

Tipos de Vistos para Morar e Trabalhar na Austrália

Assim como dito no começo deste Guia sobre como Trabalhar na Austrália, há diversos tipos de visto que atendem a necessidades diferentes. Os vistos diferem quanto às suas durações, seus propósitos e os requisitos necessários para obtê-los. Nesta seção, você irá observar os vistos que possibilitam a entrada de imigrantes na Austrália. São eles:

  1. Visto de Turismo

Se você não pretende se mudar para a Austrália, e sim apenas visitar para conhecer o país, este visto é o adequado. O visto de turismo permite ficar na Austrália por até 3 meses, e não é possibilitado o trabalho. A aplicação deste visto é online, neste link.

  1. Visto de Estudante

O visto de estudante é adequado para quem deseja estudar mais de 14 semanas na Austrália, seja um curso técnico, universitário ou de inglês. Você poderá trabalhar 40 horas quinzenais com este visto, e ele é estendível para cônjuges e filhos do aplicante. Entretanto, é necessário atentar-se que a frequência do detentor do visto deve ser superior ou igual à 80% das aulas.

  1. Skilled Visa

O Skilled Visa, também chamado de Visto de Trabalho, permite ao indivíduo trabalhar em determinadas profissões. Você poderá verificar a lista de profissões neste link.

É importante ressaltar que mesmo se sua profissão esteja na lista acima, não há uma garantia de emprego, e portanto, sugere-se que você inicie sua busca em todas as fontes possíveis, tais como sites de empregos australianos. O visto apenas garante que você poderá trabalhar legalizadamente na Austrália.

É possível  que o seu empregador, se estiver satisfeito com o trabalho que você realiza, entre em contato com o Sistema de Imigração da Austrália, solicitando sua residência permanente no país. Para eleger-se ao visto, você deverá realizar o IELTS e possuir uma pontuação superior à 4.5 em cada habilidade.

As melhores cidades para trabalhar na Austrália

Como você pode perceber, a Austrália é um país bem organizado, e é muito grande também, o que provoca certa indecisão na hora de escolher uma cidade perfeita para trabalhar e se viver. Pensando nisto, criamos uma lista para lhe ajudar a escolher a cidade dos sonhos na Austrália.

✔ Sydney

Sydney é uma cidade com alto custo de vida, entretanto, o salário da cidade australiana compensa os custos que se têm. É o principal centro financeiro da região da Ásia-Pacífico, e portanto, há uma grande oferta de empregos na região.

✔ Byron Bay

Byron Bay é uma cidade pequena próximo à Golden Coast. A cidade é considerada um ponto turístico da Austrália, e é conhecida por ter vários bares e restaurantes além de eventos de música e entretenimento. Entretanto, é possível ocorrer a famosa sazonalidade no quesito de trabalho, embora não seja um empecilho devido à sua proximidade de Brisbane.

✔ Brisbane

Brisbane é a única capital subtropical da Austrália.             Os empregos mais comuns em Brisbane são da área da hotelaria, construção civil e limpeza, possuindo uma grande oferta de trabalho. Seu custo de vida é moderado, e Brisbane possui um cenário muito elogiado por seus habitantes.

 Perth

Perth é uma cidade tranquila, conhecida por seu ritmo de vida leve. Inclusive, muitos brasileiros a elegem como a cidade adequada para a imigração na Austrália. É uma região altamente rica em minérios e matéria prima, atraindo diversas industrias.

Como é Morar e Trabalhar na Austrália?

Como você leu anteriormente, são inúmeros os fatores que levam os brasileiros à preferirem viajar para a Austrália rumo à uma nova vida. Muito além da perspectiva de sair do país de origem, os brasileiros buscam morar e trabalhar na Austrália pelo que o país tem para oferecer.

No geral, a moradia costuma ser de preço moderado, ou seja, com um custo mediano, e é possível encontrar bons apartamentos longe dos centros das cidades por um valor razoável. Na Austrália, valoriza-se muito o cuidado com o meio ambiente e o bom convívio com imigrantes e vizinhos.

Trabalhando na Austrália

O Trabalho na Austrália possui uma particularidade: é mais fácil encontrar vagas de emprego no verão. Neste guia sobre Como Trabalhar na Austrália, você encontrará dicas preciosas para conquistar seu primeiro emprego no país. Inclusive, os australianos consideram o povo brasileiro como um povo trabalhador e que possui uma mão de obra muito qualificada!

Quanto Custa Morar na Austrália?

Estipular, financeiramente, quanto custa morar em outro país é perfeitamente possível, através de pesquisas sobre o custo de roupas, alimentos, produtos de necessidade primária, moradia, entre outros prismas. Neste capítulo deste guia sobre Como trabalhar na Austrália, você irá ter acesso a estimativas médias entre as cidades australianas. 

Alimentação

 Refeição em Restaurante Simples: $17;

Refeição no McDonald’s: $7,50;

Água (1L): $2,50;

Leite (1L): $1,50;

12 Ovos: $4,00;

1 kg Peito de Frango: $10,00 

Contas Mensais

 Eletricidade, aquecimento, água, lixo e Gás (85m²): $200;

Internet: $60;

Pacote de Celular: $39, 

Aluguel

 Apartamento (1 quarto) no Centro da Cidade: $1,777.50;

Apartamento (1 quarto) fora do Centro da Cidade: $1,360.00;

Apartamento (3 quartos) no Centro da Cidade: $3,000.00 

Transporte

 Gasolina (1L): $1,38;

Transporte Local: $4;

Carro Volkswagen Golf: $26,700.00 

Vestuário

 Tênis Nike: $140;

Par de Calça Jeans Levis: $90;

Vestido Zara: $75 

Lazer e Entretenimento

 Academia: $69/ mês;

Cinema: $17

As Vantagens e Desvantagens de Morar e Trabalhar na Austrália

             Agora que você já possui um entendimento maior sobre as características das cidades australianas, o valor do custo de vida para se morar na Austrália, quais os procedimentos a se tomar quando se deseja imigrar, entre outros aspectos sobre morar na Austrália, é importante ponderar sobre o que é vantajoso e o que é desvantajoso.

Portanto, neste capítulo, você irá visualizar as principais vantagens e as principais desvantagens de morar e trabalhar na Austrália.

Vantagens

✔   Educação Pública e Incentivo à Educação de Qualidade

✔   Hospitalidade

✔   Economia Estável e boa Empregabilidade

✔   Clima e Natureza Agradável

✔   Cultura Marcante

✔   Gastronomia Rica

✔   Paixão por Esportes

✔   Segurança

✔   Saúde Pública Eficiente

✔   Transporte Coletivo Pontual e de Qualidade

Desvantagens

✘   Contato casual com animais selvagens

✘   Distância do Brasil (o caminho mais curto envolve escala com a África do Sul)

✘   As lojas e as instituições normalmente fecham às 17 horas, exceto nas quintas feiras.

 Estudar na Austrália

             Se você pretende estudar na Austrália, será muito importante aprender como é o estudo no país, quais as possibilidades de cursos e instituições, etc. Nesta seção, falaremos sobre como é o estudo na Austrália.

A busca pela combinação entre estudo e trabalho é o que mais atrai os imigrantes que desejam morar na Austrália. É importante ressaltar que a busca por cursos técnicos na Austrália é intensa, inclusive maior que a busca por cursos de graduação.

Primariamente, o sistema de educação da Austrália está dividido em 5 setores principais:

  • 39 universidades baseadas em tradições Britânicas e/ ou Norte Americanas;
  • Mais de 600 instituições que ofertam formação profissional (cursos técnicos); e
  • Mais de 100 instituições de ensino de inglês.

As instituições de ensino da Austrália costumam oferecer diversos serviços de apoio ao estudante, seja imigrante ou não. Dentre eles, destacam-se o atendimento religioso, assistência na obtenção de visto, serviços de aconselhamento, trabalho, e conselheiros próprios para estudantes imigrantes.

Para as crianças, há uma série de jardins de infância e/ ou escolas culturalmente diversas, que também ofertam serviços de acolhimento diferenciados e inclusive possuem programas próprios de ensino da língua inglesa à estrangeiros.

Como é o Sistema de Saúde na Austrália?

             O Sistema de saúde da Austrália, chamado de Medicare é considerado um grande atrativo do país pela qualidade que é perceptível através da tecnologia empregada na saúde e através dos profissionais qualificados.

Entretanto, o sistema de saúde australiano não é gratuito aos residentes permanentes, custando de 1 à 1.5% do salário do indivíduo. Estudantes internacionais não precisam pagar esta taxa.

O que muitos australianos fazem é pagar por um plano de saúde privado da Austrália, pois financeiramente, é possível economizar desta maneira. Porém, nesta modalidade, os planos de saúde privado não cobrem o custo com médicos (apenas exames e o hospital). Caso trate-se de um tratamento de emergência, o Medicare poderá cobrir integralmente o valor do médico. Abaixo você poderá ter uma ideia do valor dos Planos de Saúde Privados da Austrália:

Como é o Transporte na Austrália?

            O Transporte na Austrália é reconhecido por sua pontualidade e conforto. Você sabia que até os ônibus possuem ar condicionado? Em dias quentes ou em dias muito frios, utilizar ônibus como transporte não é um problema para os australianos. Ademais, o transporte público na Austrália é composto por ônibus, trem e ferry.

  • Tarifas de Transporte

Os ônibus da Austrália não aceitam dinheiro, e portanto, é necessário possuir tickets de passagem. Você poderá comprá-los de maneira singular ou um kit com várias passagens. Abaixo, você verá o custo das passagens, lembrando que “sections” refere-se à quantidade de lugares pelos quais o ônibus passará.

TicketMyBus1 (1-2 sections)MyBus2 (3-5 sections)MyBus3 (6+ sections)
Adult single$2.20$3.60$4.60
Concession single$1.10$1.80$2.30
Adult TravelTen$17.60$28.80$36.80
Concession TravelTen$8.80$14.40$18.40

Para o caso dos trens, você poderá verificar o valor dos tickets a partir de seu trajeto neste link. Através dele, você obterá o valor exato que deverá desembolsar para realizar o caminho desejado.

Já o Ferry oferta uma viagem de aproximados 30 minutos, pela bagatela de $56 dólares australianos para a compra de um ticket semanal.

Dicas para encontrar emprego na Austrália

Seja Persistente

Não se esqueça de acompanhar o processo seletivo, e caso você não for selecionado, não interromper as tentativas. Também é recomendado buscar um feedback caso isto ocorra, pois será muito proveitoso para as próximas entrevistas.

Atualize seu Currículo

Prepare seu currículo com carinho, lembrando-se de verificar se todos os detalhes estão de acordo com a atualidade. Se o modelo de seu currículo estiver ultrapassado, sugerimos atualizá-lo também, afinal, ele é uma parte importante da sua apresentação à empresa. Não se esqueça de verificar o modelo mais utilizado na Austrália.

Busque Indicações
Indicações poderão facilitar muito sua entrada em uma empresa australiana. Se você não as tiver, pense em ampliar o seu networking e suas amizades com pessoas da Austrália.

Visite sites de Emprego

Neste guia sobre Como Trabalhar na Austrália, deixaremos várias sugestões de sites de emprego para que você possa se cadastrar e buscar vagas diretamente.

          Prepare-se para uma Entrevista Profissional
Este é um momento adequado para treinar seu inglês, sua pronúncia e seus modos. Não deixe de fazê-lo com antecedência, para arrumar possíveis vícios de linguagem ou erros de fala.

 20 Profissões com demanda na Austrália 

Lista Atualizada

Preparamos uma lista com as 20 profissões que apresentam maior demanda na Austrália, para que você possa se programar e definir se é válido realizar um curso técnico no país ou persistir em sua profissão.

  1. Administrador de Centros de Cuidado Infantil;
  2. Administrador da área da Saúde;
  3. Gerente de Engenharia;
  4. Gerente Financeiro;
  5. Auditor Interno e Externo;
  6. Entregador;
  7. Analista;
  8. Engenheiro Químico;
  9. Veterinário;
  10. Metalúrgico;
  11. Professor para alunos com necessidades especiais;
  12. Quiropraxista;
  13. Psicoterapeuta;
  14. Dentista;
  15. Anestesista;
  16. Enfermeira Registrada (requer licença para exercício);
  17. Engenheiro de Software;
  18. Assistente Social;
  19. Chefe; e
  20. Higienista Dental

Referências Importantes

Sites para Conseguir Emprego na Austrália

✔ Seek

https://www.seek.com.au/

✔ Career One

https://www.careerone.com.au/

✔ SpotJobs

Consulados da Austrália no Brasil

✔ Consulado da Austrália – Rio de Janeiro (RJ)

Endereço: Av. Presidente Wilson, 231, 23º andar

Telefone: (0xx21) 3824-4624

E-mail:  honconau@terra.com.br

✔ Consulado Geral da Austrália – São Paulo (SP)

Endereço: Al. Santos, 700 – 9º andar, s.92 – Ed. Trianon Corporate – Cerqueira Cesar

Telefone: (0xx11) 2112-6200

E-mail:  consular.saopaulo@austrade.gov.au

✔ Embaixada da Austrália – Brasília (DF)

Endereço: SES Quadra 801, Conj. K, Lote 7

Telefone: (0xx61) 3226-1112

E-mail:  embaustr@dfat.gov.au

Dica Extra

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal

Continue Reading
4 Comments

Copyright © 2017-2019 Trabalhar Fora - All Rights Reserved