Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como Trabalhar no Canadá

by Kênia Agostinho   ·  9 meses ago   ·  
thumbnail

Como Trabalhar no Canadá

O Primeiro Passo
O que você precisa para trabalhar no Canadá?

 Atualmente, o sonho de inúmeras pessoas é morar no Canadá ou Trabalhar no Canadá , visando uma qualidade de vida superior à oferecida no Brasil e até mesmo em outros países ao redor do mundo. O Canadá oferece bons salários, segurança e a estabilidade de um país desenvolvido.

Neste guia sobre Como Trabalhar no Canadá, você encontrará 21 capítulos que o ajudarão a se manter num dos melhores países do mundo!

  • Aprenda Inglês ou Francês

Para conquistar sua vaga em uma empresa Canadense é necessário que você tenha um bom nível do idioma nativo do Canadá, ou seja, o inglês ou francês. Este é considerado um dos primeiros passos que você pode dar rumo ao seu projeto de trabalhar no Canadá, e é também algo que pode ser realizado de maneira acessível, dependendo apenas da sua disponibilidade para estudar os idiomas.

Você poderá contar com inúmeros aplicativos ou aulas de idioma online, que na maioria das vezes pode ser encontrados gratuitamente. Perfis em redes sociais sobre o ensino de idiomas também são muito úteis na caminhada para o entendimento de uma língua.

Se você deseja aprender Inglês e/ ou Francês via aplicativos de celular, sugerimos o Duolingo e o Babbel. Ambos são gratuitos, possuindo funções premium opcionais.  No YouTube, você poderá também encontrar vídeos que ensinam Francês gratuitamente, como é o caso dos canais “Mademoiselle Oliveira” e o “Quero Falar Francês”, e vídeos que ensinam Inglês, nos canais “Agora Eu Falo” e  “Teacher Phill English”.

  • Conquiste um Visto de Trabalho

Neste guia sobre Como Trabalhar no Canadá, você irá encontrar detalhes de como conquistar o Visto de Trabalho no Canadá, obtendo informações sobre o processo completo. Não deixe de observar os próximos capítulos sobre o processo de vistos canadenses.

A princípio, conquistar um visto de trabalho não é uma tarefa complicada, sendo perfeitamente possível obtê-lo. O visto de trabalho é necessário para que você seja contratado legalmente pelo governo do Canadá, tendo todas as garantias de seu direito, e podendo usufruir dos benefícios resguardados pela lei canadense.

Para trabalhar no Canadá, é possível ter a permissão de trabalho, de estudo e trabalho ou através de uma transferência. A Transferência porém só é possibilitada se a empresa em que você trabalha no Brasil possuir sede no Canadá e conseguir o visto para você, representando suas intenções e as da própria empresa.

 

Formas de Trabalhar no Canadá 2019

 

Estudo e Trabalho

Para conseguir trabalhar no Canadá através da permissão de estudo e trabalho, é necessário que o estudante esteja matriculado em um curso universitário ou em uma pós graduação. Entretanto, a PGWP, ou seja, a Post-Graduation Work Permit, frisa que o contrato de trabalho não poderá ultrapassar os três anos após a conclusão do curso que o estudante fará.

Se você se interessa por esta modalidade, é preciso escolher uma boa instituição, e realizar sua “aplicação”, que nada mais é que sua candidatura ao processo seletivo da universidade. Para entrar em um curso universitário no Canadá, é preciso atender a alguns requisitos como:

   Comprovação de Inglês fluente, através de boa pontuação no IELTS ou TOEFL;

   Realização de testes específicos da área que se pretende cursar na faculdade;

✔   Comprovantes e diplomas traduzidos e validados;

   Cartas de recomendação, etc.


Pedido de Imigração para o Canadá

Você conhece o Express Entry? Esta nova maneira de imigrar para o Canadá é semelhante a uma aplicação, e oferece ao futuro imigrante a possibilidade de trabalhar no Canadá, e viver com todas as garantias e benefícios possíveis, sendo um cidadão.

O Express Entry é um sistema de pontos a partir de alguns critérios que avaliam se o candidato à imigração é, realmente, um indivíduo que representa um bom perfil para o país. Neste bom perfil, enquadra-se títulos acadêmicos, fluência em francês ou inglês, idade e experiência profissional. A pontuação máxima é 1200 pontos, e em 2016 a pontuação mínima das pessoas que entraram foram de aproximadamente 472 pontos.

Você poderá preencher o formulário para aplicação neste endereço aqui.


Oferta de Emprego

Uma oferta de emprego feita por uma empresa canadense, destinada a você, poderá ser essencial na sua meta de imigrar e trabalhar no Canadá, sendo sábio a solicitação de um visto do trabalho.

Entretanto, as empresas canadenses necessitam provar que não há canadenses para ocupar a vaga ofertada, o que de certa forma reduz as vagas destinadas ao estrangeiro. Você poderá atentar-se aos sites de bancos de vagas Canadenses, como o Job Bank por exemplo.

 Tipos de Vistos Para Morar e Trabalhar no Canadá

 Com a funcionalidade de fornecer informações sobre o propósito de sua viagem ao Canadá, os vistos devem ser conseguidos pelo viajante com antecedência e anteriormente à compra de passagens. Existem vários tipos de visto para o Canadá, e portanto, separamos uma pequena lista para você sobre os vistos canadenses. Confira:

  1. Visto de Turismo

    Permite ao turista permanecer por até 24 semanas no Canadá. Pode-se realizar cursos não-acadêmicos e participar de congressos e afins.

  2. Visto de Estudante

    Permite ao estudante realizar cursos de caráter acadêmico com duração de até 24 semanas, e não permite o trabalho. Caso o estudante queira trabalhar, ele deverá requisitar a Permissão de Estudos, se estiver em vias de realizar um curso superior de graduação ou pós graduação.

  3. Visto de Negócios

    Permite ao viajante a participação em congressos, conferências, reuniões ou visitas à empresas como representante de vendas. Quem solicita o visto de negócios deve estar representado por uma empresa que comprove laços com o Canadá.

  4. Visto Parent and Grandparent

    Os pais e avós residentes no Canadá podem solicitar o visto para seus filhos ou netos que desejem passar até dois anos em solo canadense. Requer uma carta comprovando condições de manter os pais ou avós.

  5. Permissão de Trabalho

    O indivíduo que obteve uma oferta de trabalho ou a inscrição em um curso com estágio ou trainee obrigatório, poderá aplicar para um visto de trabalho.

As melhores cidades para se trabalhar no Canadá

Na busca por uma moradia ideal, consideramos aspectos como saúde, empregabilidade e transporte, tópicos muito relevantes na hora de tomar a decisão. Por este motivo, queremos ajudar você, mostrando algumas cidades com alto índice de empregabilidade, e o que elas podem oferecer à você e sua família.

 

✔   Guelph, Ontário
Guelph é uma cidade com população de 129.079 habitantes, e é localizada na província de Ontário. Guelph inclusive foi eleita a melhor cidade para investimentos imobiliários no Canadá. Em quesito de emprego, Guelph possui taxa de 72% de empregabilidade, que cresce em média 9,1% todos os anos.

✔   Quebec City, Quebec
Com quase 580km² de área, Quebec City, depois da atividade industrial, vive do turismo de sua região. Para quem busca uma cidade com um bom nível de emprego, é uma ótima opção: Quebec City tem apenas 4,9% de taxa de desemprego e 66,3% de empregabilidade local. Comparativamente, o Brasil atualmente conta com uma taxa de 12,6% de desemprego.

✔  Moncton, New Brunswick
Moncton está localizada no Vale do Rio Petitcodiac, oferece um custo de vida bem barato e é considerada de médio porte. A taxa de empregabilidade de Moncton, New Brunswick é de 63,9%, e sua população cresce aproximadamente 1,3% anualmente.

Para que você possa realizar uma análise mais profunda sobre as cidades que oferecem maior empregabilidade no Canadá, separamos uma imagem com o Ranking das cidades mais bem servidas.

Como é morar e trabalhar no Canadá?

 A experiência de morar e trabalhar ao mesmo tempo em um país desenvolvido, é muito positiva para muitos brasileiros que resolveram imigrar para o Canadá.

No Canadá, há várias vantagens de se trabalhar, que aqui no Brasil se tornam contrastantes. Você sabia, por exemplo, que no Canadá não há a necessidade de participar de entidades da classe em que se trabalha, ou ser sindicalizado? É um sistema de trabalho que muitos consideram flexível.

Outro ponto interessante é que muitas vezes, o diploma não é um requisito imposto de maneira sólida. Há inúmeras pessoas que são formadas em algumas áreas e atuam em outras, como nos setores de Administração, Marketing e Turismo. Aliás, a área que mais contrata é a de turismo, seguida por comércio, contabilidade, enfermagem e áreas relacionadas à tecnologia.

Já em questões relacionadas à moradia, os brasileiros que imigram para o Canadá relatam ótimas experiências com a organização da cidade, as paisagens naturais esplêndidas, e com a oferta de serviços públicos de qualidade. É muito comum os centros comunitários, que oferecem inúmeras atividades, incluindo espaços para a patinação no gelo.

Quanto Custa Morar no Canadá

 O custo de vida para morar no Canadá é relativo, pois trata-se de um país muito grande. Através de alguns cálculos, envolvendo uma lista de despesas, separamos uma lista com o custo de vida aproximado das regiões ao longo do Canadá. As despesas que foram consideradas são:

 

✔  Aluguel;

✔  Alimentação;

✔  Telefone e Internet;

✔  Imprevistos

✔  Contas; e

✔  Transporte.

Portanto, chegou se a conclusão que o custo de vida nas seguintes cidades é de:

 

Toronto CAD$ 2.006,83
Montreal  CAD$ 1.868,88
Vancouver CAD$ 1.888,44
Ottawa CAD$ 1.790,30

 Vantagens e Desvantagens de Morar e Trabalhar no Canadá

Outra informação que é extremamente útil para quem deseja morar e trabalhar no Canadá, diz respeito às vantagens e desvantagens do Canadá. Preparamos uma listagem, para que você possa analisar e atribuir os pesos que julgar importantes, ou não.

Vantagens

 Muitas oportunidades de empreendedorismo e trabalho;

  Convivência com 2 idiomas diferentes;

  Universidades hiper qualificadas; e

  Sistema de Saúde inteligente.

 

Desvantagens

  Alimentação fresca possui custo elevado;

✘  Serviços gerais (faxina, babá, etc) também possuem custo elevado;

✘  Deficiência de Vitamina D, pela falta do sol; e

✘  Invernos rigorosos.

 

Por sugestão, também é necessário pensar na questão de estar longe da família e amigos. Pode parecer algo minúsculo, perto dos grandes atrativos que o Canadá oferece, porém, se o seu perfil é voltado com intensidade às relações afetivas familiares, sugerimos que reflita se a distância não seria um empecilho capaz de provocar uma desistência do processo de Imigrar para o Canadá.

Estudar no Canadá

 Há uma busca enorme sobre a combinação entre estudo e trabalho no Canadá. O país oferece uma infinidade de instituições de ensino, com cursos de diferentes durações e temáticas para todos os interesses. Normalmente, cursos com duração de até 2 anos são os mais procurados, muitas vezes pelo preço. A seguir, você irá observar as áreas que são contempladas com cursos de duração de 1 à 2 anos, que são os chamados “cursos vocacionais”:

  • Administração;
  • Marketing;
  • Negócios Internacionais;
  • Tecnologia da Informação;
  • Engenharia;
  • Design;
  • Turismo e Hotelaria;
  • Culinária; e
  • Animação 3D, etc.

Lembrando que para aliar o estudo ao trabalho e conquistar a permissão (item obrigatório para o trabalho), o aluno deverá ter o Ensino Médio completo e o nível Upper em Inglês (intermediário). Caso o aluno não possua um inglês satisfatório, a sugestão é que se matricule em um curso de inglês no Canadá e após o período, se candidate à um curso vocacional.

Como é o Sistema de Saúde no Canadá?

Como citamos anteriormente, na seção de vantagens sobre morar no Canadá, o Sistema de Saúde canadense é bem satisfatório aos habitantes do Canadá, e é um ponto favorável quando se discute a qualidade de vida ofertada pelo país.

A princípio, cada província tem seu sistema de saúde específico, e isto inclui as regras sobre ele, e ao todo são 15 sistemas de saúde no Canadá. Isso permite que, se a saúde for de extrema importância na hora de imigrar para o Canadá,  você escolha sua localização com base nas avaliações do sistema de saúde local.

Em Ontário, por exemplo, há as menores filas para saúde. Quebec já possuí o contra de ter a ausência de médicos, sendo que 26% dos habitantes da região não possuem um médico de família. A portabilidade também é um ponto a favor de todos os sistemas de saúde, oferecendo cobertura mesmo se você trocar de província.

 

 

“Médicos de Família” são profissionais médicos, que dedicam-se à cuidar de pacientes específicos, trabalhando na saúde básica. Ele conhece seu histórico, faz check-ups, e realiza seu encaminhamento para especialistas.

 

Como é o Transporte no Canadá?

Outro ponto de importância é o transporte. Neste capítulo, você terá uma breve noção de como é o Transporte no Canadá, que é composto de metrôs, automóveis gerais, ônibus e street cars.

 

  • Ônibus

O Canadá possui 120 linhas de ônibus, e todas realizam conexões com as estações de metrô do país.

Você pode encontrar informações acerca das rotas dos ônibus canadenses clicando neste link.

  • Bonde Elétrico (Street Cars)

O Canadá ainda preserva os Street Cars, embora sejam pouco utilizados em outros países. São 11 linhas que compõem o sistema de bondes, sendo estas conectadas as demais estações de metrô.

Você poderá observar as rotas de Street Cars neste link.

  • Metrô

O metrô é um meio de transporte muito utilizado no Canadá. Você poderá buscar informações sobre as rotas que os metrôs abrangem a partir deste link oficial.

  • Tarifas de Transporte

 De maneira diferente do Brasil, no Canadá é possível adquirir um pacote com passagens mensais, além de carnês. A seguir, seguem os preços:

 

✔  Bilhete único: CAD$ 2,75

✔  Carnê com 10 bilhetes: CAD$ 22,50

✔  Passe mensal: CAD$ 100,00

✔  Passe semanal: CAD$ 32,25

 

Quebec Contrata Brasileiros

 

Você sabia que os brasileiros são muito bem vindos no Canadá? Inclusive, temos uma boa fama na questão de trabalho. Visando isto, o governo do Canadá criou um programa de incentivo à mão de obra brasileira em Quebec.

O programa envolve a disseminação de palestras online e presenciais para brasileiros, a fim de que estes se situem sobre a região de Quebec e possam até mesmo realizar networkings, que o ajudarão em sua entrada no mercado de trabalho do Canadá. É necessário ressaltar que falar francês é um requisito. Você poderá se inscrever para uma destas palestras neste link.

As áreas de maior carência em Quebec, com maior chance de prosperidade para o estrangeiro que pretende trabalhar no Canadá são correlatas à administração e finanças, tecnologia da informação, saúde, mecânica e usinagem e afins.

Dicas para Encontrar Emprego

 Se você já realizou sua decisão, agora é o passo onde você deverá aprender como encontrar emprego no Canadá.

  1. Seja Persistente
    É importante que você vá atrás das respostas dos lugares onde você mandou seu currículo. Um feedback poderá ser extremamente valioso se vier acompanhado de críticas construtivas.
  2. Atualize seu currículo
    Antes de enviá-lo, que tal remodelá-lo num padrão melhor, incluir informações atualizadas, e afins? Fale sobre seu nível de inglês, inclua informações importantes sobre você, e principalmente: não se esqueça de redigir uma “Cover Letter”, apensada ao seu currículo.
  3. Busque Indicações
    Buscando indicações, você terá a grande oportunidade de criar networkings. Eles ampliam suas possibilidades de alcançar um bom emprego.
  4. Visite sites de emprego!
    Se cadastrar em sites de empregos canadenses é um passo inteligente, pois aumenta o seu contato com vagas e com empresas do Canadá que estejam buscando mão de obra na sua área profissional.
  5. Prepare-se para uma Entrevista Profissional
    Vista de forma adequada, separe a roupa que se enquadre à ocasião. Treine seu inglês, ou francês se for o caso, buscando aperfeiçoar o idioma e a pronúncia das palavras.

 O destaque na área de T.I do Canadá

 

Os profissionais da tecnologia da informação (T.I) podem se dar muito bem no Canadá. Isto porque há uma carência das profissões desta área, o que abre inúmeras possibilidades para programadores, webdesigners, especialistas em redes, etc. As oportunidades também estão interligadas pelo motivo de haver uma onda de informatização ao redor do mundo, gerando maior demanda.

Você sabia que o salário médio do profissional de tecnologia da informação no Canadá é de aproximadamente 82 mil dólares por ano? Nos últimos anos, o salário de um engenheiro de software cresceu 11%, por exemplo, o que configura uma ascensão da área.

Uma dica é buscar especializações na área, se o profissional de TI pretende imigrar para o Canadá. Certificações como a CISCO, por exemplo, contam muito no Canadá. Sugere-se, neste caso, a aplicação através do Express Entry.

Profissões Regulamentadas no Canadá

 

No Canadá, profissões regulamentadas são áreas profissionais em que o profissional em questão deverá seguir critérios já pré estabelecidos para a sua atuação. Em outras palavras, se o profissional desejar seguir uma profissão qu

e é regulamentada no Canadá, ele deverá possuir licença, certificado ou registro do órgão responsável, na província em que se situa. Você poderá obter informações no link oficial do Governo do Canadá, clicando aqui.

São algumas das profissões regulamentadas do Canadá:

  • Advogado;
  • Contador;
  • Enfermeiro;
  • Professor;
  • Psicólogo;
  • Arquiteto;
  • Dentista;
  • Engenheiro;
  • Veterinário; etc

Posso exercer minha profissão no Canadá?

Como você pode observar no capítulo acima, há certas profissões regulamentadas, e estas exigem licenças, cursos e certificações por autoridades regulamentadoras localizadas na província onde o profissional pretende atuar.

Se sua profissão se encaixar em uma das regulamentadas, não há possibilidade de exercê-la com sua formação brasileira, pois há critérios que exigem que o profissional já tenha estudado determinadas matérias de cursos canadenses.  Portanto, o candidato deveria realizar novamente seu curso de formação, no Canadá.

Entretanto, se você não participar da lista de profissões regulamentadas, não há qualquer impedimento para que você exerça sua profissão no Canadá. Um exemplo é o jornalista.

 

Profissões com Emprego Sobrando no Canadá

 A seguir, você irá encontrar uma listagem com as profissões mais requisitadas no Canadá atualmente. Esta lista é baseada em estatísticas realizadas por sites de emprego, que usaram como parâmetros a quantidade escassa de inscrições, o número de repostagens da oferta e o tempo em que ela fica ativa. Entre elas estão:

  1. Motorista de Caminhão;
  2. Enfermeiras registradas (profissão regulamentada);
  3. Vendedor de Lojas;
  4. Pedreiros, eletricistas, operador de máquinas e encanadores;
  5. Gerente Financeiro;
  6. Ajudante de Cozinha e Chefe de Cozinha;
  7. Higienista Dental[1];
  8. Barbeiro, Cabeleireiro e Esteticista;
  9. Carteiro e Entregador;
  10. Garçons e Garçonetes;
  11. Gerente de Publicidade e Marketing;
  12. Técnico em Farmácia, Técnico em Terapia Ocupacional (Técnicos da área da Saúde); e
  13. Assistentes Administrativos.

[1] No Canadá, quem realiza a higiene dos seus dentes não é o dentista, é o Higienista Bucal. São funções diferentes.

 

Referências Importantes

 

Sites para Conseguir Emprego no Canadá

Preparamos para você uma lista com os melhores sites de emprego, para trabalhar no Canadá. Não se esqueça das dicas sobre como procurar um trabalho no país, ofertadas neste guia de Como trabalhar no Canadá, e se cadastre nas plataformas abaixo, para receber atualizações sobre novas vagas no Canadá.

 

✔ Eluta

https://www.eluta.ca/

Nele, você encontrará mais de 10.000 sites de empregadores do Canadá, que utilizam a plataforma com objetivo de postar vagas.

✔ Robert Half

https://www.roberthalf.ca/

Robert Half é uma empresa tradicional, além de oferecer diversos dados e informações sobre a área da qual pretende-se atuar.

✔ Career Builder

https://www.careerbuilder.ca/

No Career Builder, você poderá filtrar os anúncios de vagas por sua localização, por exemplo.

✔ Monster

https://www.monster.ca/

O Monster é um verdadeiro gerenciador de emprego. Nele, você poderá encontrar as vagas, além de dicas profissionais.

O Consulado do Canadá

Caso você necessite dos serviços do Consulado do Canadá, separamos para você links úteis, além de informações sobre os principais escritórios do Consulado canadense.

 

  • Consulado Geral do Canadá – SP
    Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte Av. Nações Unidas, 12901 – 16º andar – Brooklin
    [email protected]

 

Dica Extra

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal

Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim

 

2 Comments

  1. Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    1. TrabalharFora

      Olá Pesca Sub, muito obrigado pelo comentário. Com certeza é um prazer ler este comentário, e sim vamo continuar. Abraços. Thiago

Deixe uma resposta