CHECK LIST ATUALIZADO - 7 Passos para Morar em Outro País - TrabalharFora - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Trabalhar Fora do Brasil

CHECK LIST ATUALIZADO – 7 Passos para Morar em Outro País

Published

on

CHECK LIST ATUALIZADO – 7 Passos para Morar em Outro País

CHECK LIST ATUALIZADO – 7 Passos para Morar em Outro País

Muitas pessoas hoje buscam morar em outro país. Claro, o motivo varia de uma pessoa para a outra. Por isso, é natural que você esteja curioso para saber como exatamente você pode fazer isso.

A seguir, você verá 7 passos essenciais para que sua morada no exterior possa ser bem-sucedida. Vejamos então:

CHECK LIST ATUALIZADO – 7 Passos para Morar em Outro País

1.   Morar em outro país sim, mas qual?

O primeiro e talvez mais importante passo da lista é saber em qual país você pretende morar, e se tem alguma motivação em especial. Algumas pessoas querem simplesmente conhecer outro país, enquanto outras buscam novas oportunidades.

Assim, é bom que você pense em que país deseja morar, e que conheça bem o local antes de fazer as malas. Assim, você terá mais tempo para se planejar e pensar bem se este é o país ideal para você.

2.   Sua perspectiva profissional

Este é uma das coisas mais importantes também, porque é obviamente o freio número um para quem quer se estabelecer no exterior. 

Será necessário, em um momento, encontrar meios para ganhar dinheiro para pagar-lhe a comida e o aluguel (e algumas coisas a mais). 

A primeira pergunta a se fazer é: qual é a sua perspectiva profissional quando você sai para morar em outro país

Você vai trabalhar como funcionário no local? Se sim, no seu campo? Ou através de trabalhos ímpares? 

Se você não vai trabalhar como empregado, como vai se sustentar? Você vai criar um negócio no local? Você planeja trabalhar na internet para clientes brasileiros?

É claro que você talvez vá porque conseguiu um emprego por lá. Neste caso, você pode desconsiderar este passo.

3.   Onde você vai morar?

Outro passo muito óbvio também! Você já pensou onde irá morar quando se mudar para o novo país? É preciso pensar bem nisso e pesquisar sobre o alugue no país, e viver assim pelo tempo que for necessário!

4.   O custo de vida no local

Esse está interligado com o dois: por um lado, você tem que se perguntar quanto vai ganhar e, por outro, quanto vai gastar. 

Na grande maioria dos países do mundo, a proporção é quase sempre a mesma. O valor das despesas mensais (quando se vive obviamente como local) é consistente com a quantidade de salários.

Se seu plano é ir para os EUA, por exemplo, pesquise em fontes recentes e confiáveis qual o custo de vida no estado/cidade em que pretende ir, e se possível, até mesmo quanto os habitantes costumam gastar por dia.

Um pequeno lembrete: em praticamente todos os países, o custo de vida é menor nas cidades do interior.

5.   Já pesquisou sobre o clima do local?

Quem mora em São Paulo e decide se mudar para Fortaleza, vai passar por algumas dificuldades relacionadas ao clima.

Isso é muito comum. Agora imagine você ir para outro país que dependendo da distância, pode está em outro hemisfério. É bom pesquisar bem sobre o clima do local e como você pretende lidar com a mudança climática.

6.   Segurança

Andar pela cidade sem ter que estar em guarda é um dos meus critérios principais a levar a sério quando você escolhe um lugar para ir. 

Partir para viver no exterior, mas para se encontrar na mesma insegurança que nas grandes cidades do Brasil não está nos seus planos, certo?

Então tome cuidado com a localidade a qual pretende morar e não deixe de pesquisar sobre a segurança no local.

Existem países em que as pessoas deixam seus celulares nas mesas quando tomam uma bebida no terraço, em que as bolsas são descuidadamente colocadas nos assentos adjacentes, e não há risco de sair sozinho à noite.

Pode ser difícil encontrar um local assim, mas procure um que pelo menos chegue perto disso

7.   Já aprendeu o idioma?

Você já aprendeu o idioma do local? Se sim, que ótimo! Caso não, como você pretende se comunicar com seus novos vizinhos ou as pessoas de seu trabalho? É bom que pense bem.

O motivo é simples: você pode acabar tendo que se comunicar com alguém e não irá conseguir, porque simplesmente ainda não conhece o idioma.

A dica aqui é aprender pelo menos o básico do idioma. O resto você acaba aprendendo com a prática!

Conclusão

Você pode morar em outro país sem muitas dificuldades. Para isso, basta que você siga essas dicas. Logo, você terá sucesso em sua vida fora do Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Copyright © 2017-2019 Trabalhar Fora - All Rights Reserved