Trabalhar na Noruega - TrabalharFora - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Noruega

Trabalhar na Noruega

Published

on

Como Trabalhar na Irlanda

Trabalhar na Noruega

Já se imaginou trabalhando em um dos países mais feliz do mundo? Esse sonho pode ser realizado na Noruega!

O país escandinavo foi considerado no Relatório Mundial da Felicidade elaborado ONU o terceiro país mais feliz do mundo, esse é apenas um dos motivos que faz com que as pessoas decidam trabalhar na Noruega.

Trabalhar na Noruega é realmente uma oportunidade para quem quer viver em um país nórdico, formado por ricas histórias e muitas novidades.Continue lendo e confira neste guia tudo sobre trabalhar na Noruega!

O que você precisa para trabalhar na Noruega?

A Noruega é conhecida como um dos melhores lugares para viver. Um país muito bem desenvolvido, contando com uma  educação, saúde e segurança de alta qualidade.

É um dos países Nórdicos destacado por oferecer excelente qualidade de vida, e com demanda grande de ofertas de emprego em várias áreas profissionais pelo país.

Para trabalhar na Noruega é preciso ter a cidadania no país ou receber uma oferta de emprego vinda direto de alguma empresa da Noruega, e assim ter a permissão de residência no país.

Caso você não recebeu uma proposta de emprego, e deseja ir exercer sua profissão no país, a maneira mais fácil é através da cidadania europeia que te permitirá residir no país por três meses ou mais para trabalhar ou para outra finalidade.

A Noruega não pertence a União Europeia, mas faz parte do Acordo Schengen, é por esse motivo que todos os brasileiros e estrangeiros que possui a cidadania europeia pode residir no país por esse período.

Se você já tem a cidadania europeia poderá  se preparar para ir ao país a trabalho. Caso não tenha procure saber se possui o direito de adquirir a cidadania europeia.

Para  fazer qualquer tipo de atividade no país, seja trabalhar, estudar, morar ou até mesmo visitar, é necessário cumprir as exigências legislativas do país.

Todas as pessoas que moram legalmente no país desfrutam dos mesmo direitos e deveres dos cidadãos que nasceram no país.

Aprenda o Idioma Local

O idioma falado na Noruega é o norueguês, as empresas valorizam muito os profissionais que sabem falar a língua oficial do país ou até mesmo uma outra língua escandinava.

Se você deseja um  bom emprego na Noruega, não basta falar apenas o inglês, tenha como um diferencial no seu currículo o idioma norueguês. No país também é falado o lapão.

Formas de  Trabalhar na Noruega

Se irá trabalhar na Noruega por menos de três meses, dependendo do trabalho não será necessário uma permissão de residência, confira abaixo em quais são os casos.

Pesquisadores e palestrantes que tem pelo menos um diploma de bacharel ou palestrante.

Empregados de empresas internacionais que está empregado na filial estrangeira, que vem a trabalho para uma filial na Noruega, esse deve participar do treinamento na empresa  filial norueguesa.

Especialista Técnicos que tem habilidades em instalar, reparar ou executar manutenção em máquinas ou equipamentos técnicos, ou que ensina como usá-los.

Os equipamentos técnicos entende se como dispositivos, ferramentas e equipamentos de TI, por exemplo, software.

Estes profissionais não poderão ter um empregador na Noruega, e não exceder o período de três meses, e deverá notificar a polícia por escrito antes de entrar no país.

Viajantes comerciais e de negócios, que irão para  reuniões e conferências, ou  discussões relacionadas a contratos. Inspetores de embarque ou inspetores veterinários e vendedores de mercadorias em feiras.

Praticantes de medicina  que tem um empregador no país e recebeu a autorização ou licença exigida da Direção de Saúde da Noruega.

Pregadores Religiosos não podem passar de três meses no país.

Atletas e sua rede de apoio. O atleta deve trabalhar somente como atleta para ganhar a vida e não poderá ter um emprego no país.

Jornalista e Fotógrafos e outros funcionários de instituições de mídia estrangeiras, não poderão ter um empregador na Noruega.

Tripulantes de voo em aeronaves no tráfego internacional deverão ter a licença pessoal de aviação, não pode exercer nenhum outro trabalho e nem viver  no país, e nem exceder o período de três meses.

Pessoal em trens estrangeiros, onibus ou caminhoes no tráfego internacional não poderão ter um empregador na Noruega.

Tripulação a bordo de navios que fazem segurança e manutenção de navios de propriedades estrangeira precisam notificar a polícia e não poderão ter um empregador na Noruega.

Guias Turísticos que acompanha empresas estrangeiras de viagens, e também não poderão ter um empregador na Noruega.

Para os brasileiros e estrangeiros que não são cidadãos da UE precisará de uma autorização de residência para trabalhar na Noruega por um período maior.

A permissão de residência receber uma oferta de emprego antes de solicitar a uma autorização de trabalho.

Você poderá trabalhar na Noruega como  um trabalhador qualificado, se tiver o ensino superior ou houver concluído o treinamento vocacional.

Esse caso se aplica para quem recebeu uma oferta de emprego vindo da Noruega ou aqueles que tem seu próprio negócio. A autorização de residência vai variar de acordo com o trabalho que será feito no país.

Você poderá solicitar uma autorização de residência como trabalhador qualificado para trabalhar com um empregador na Noruega.

Como um funcionário de empresa internacionais, como trabalhadores offshore, atletas e treinadores, cozinheiros étnicos, líderes e professores religiosos , autônomos com uma empresa na  noruega e , autônomos com uma empresa no exterior.

Um trabalhador qualificado pode em alguns casos obter uma autorização de residência e ficar na Noruega enquanto procura trabalho.

Esse caso é para um investidor qualificado com uma cidadania sem visto ou um candidato a emprego que se formou recentemente na Noruega ou é um pesquisador.

Uma outra maneira de Trabalhar na Noruega é solicitando autorização de residência como trabalhador sazonal, que faz um trabalho que é realizado em um período especial do ano ou para cobrir férias.

Pode ser concedido uma autorização de residência através de programas de intercâmbio, cultura e trabalho organizacional do Exchange.

Existem vários tipos de formas para trabalhar na Noruega, cada uma dela requer um tipo diferente de autorização de residência.

Consulte o site da Direção de Imigração da Noruega (UDI) para saber mais informações sobre as formas de trabalho e como conseguir trabalhar na  Noruega.

Mercado de Trabalho na Noruega

A Noruega se destaca  por ter um baixo índice de desemprego e um bom salário, principalmente para os profissionais com curso superior.

O país é escolhido como um dos melhores países para trabalhar na Europa, se destacando pelas oportunidades de trabalho oferecidas, visando a igualdade de gênero e também pelas ótimas  políticas de licença-maternidade.

Para quem está preparado o mercado de trabalho é amplo, principalmente aos que apresentam um domínio do idioma do país e qualidade em sua formação..

O país conta com profissionais do mundo todo. O mercado de trabalho é amplo, com oportunidades para várias áreas profissionais.

A Noruega tem competência específicas a áreas relacionadas ao petróleo e gás, e energia, às indústrias marítimas e frutos do mar.

As áreas com mais demanda no país são:

  • TI
  • Engenharia
  • Enfermagem
  • Direito
  • administração
  • Vendas
  • Saúde e Segurança

Dicas para Encontrar Emprego na Noruega

  • Seja determinado  e Persistente  acompanhado o processo de seleção, e sempre investindo em novas tentativas, até conseguir seu objetivo.
  • Invista em você se preparando através de cursos de idiomas, aprenda mais sobre o país, pesquise mais, busque um feedback caso não consiga na primeira tentativa, e faça diferente nas próxima vez.
  • Capriche no seu currículo conferindo dado por dado, mantendo o atualizado.
  • Busque indicações ou ofertas de trabalhos através do seu networking ou até mesmo pessoas que residem no país.
  • Fique de olho em site de emprego para acompanhar as vagas disponíveis no mercado de trabalho na Noruega.

Como é morar e trabalhar na Noruega?

A Noruega é um país que possui uma  população de 5,25 milhões de habitantes, composta por uma diversidade de nacionalidades.

A capital da Noruega é Oslo, uma bela cidade que possui uma área de 454km² com uma população igual a 585,2 mil habitantes na estimativa do ano de 2016.

Oslo é um polo cosmopolita, a maior cidade do país, com uma bela arquitetura, uma série de museus restaurantes , lojas e muita novidades.

A moeda que movimenta a economia no país é a coroa norueguesa, sua abreviação é NOK.

Caminho para o Norte é o significado do nome desse lindo país. A Noruega foi por muito tempo território dos Vikings que deixaram sua marca e vestígios de suas culturas que enriquece o país.

A Noruega é um país tão rico em história, desenvolvido na educação, saúde , transporte, turismo e muito mais para se descobrir, por esses e outros motivos que trabalha na Noruega é agradável.

A maioria dos profissionais se diz satisfeitos e estáveis em seu emprego, podendo desfrutar de uma forte economia e um um ambiente  propício para desenvolvimento de negócios.

Confira abaixo informações com mais detalhes sobre o porque as pessoas escolhem trabalhar na Noruega

Como é o sistema de Educação, Saúde  e transporte na Noruega ?

A educação na Noruega é de alta qualidade,  o ensino nas escolas norueguesas deve adaptar-se a capacidade e aptidões de cada aluno.

Na Noruega o ensino é composto por 10 anos e abrange  o ensino primário, preparatório e secundário.O ensino obrigatório no país é gratuito até o secundário.

A Noruega exibe índices de educação excelentes, no país se estuda, em média, 17,5 anos ao longo da vida.

O sistema de transporte público na Noruega é  eficiente. O país conta com trens , serviços de ônibus e linha de ferry espalhados por várias regiões.

A capital da Noruega, assim como outras cidades disponibilizam um ótimo sistema de transporte. Os ônibus , metrôs e bonde circulam regularmente, dentro da cidade e para fora da cidade.

Os ônibus saem a cada 10 a 15 minutos dependendo da rota e a hora. Os ferries na Noruega levam passageiros para outros países. E dependendo da sua localização no país , pode contar com as balsas como transporte.

A Saúde na Noruega está entre uma das melhores do mundo.O sistema de saúde  no país é financiado pelo governo através de pagamentos de impostos.

O modelo de sistema de saúde na Noruega é de  Beveridge, que funciona com base em que a saúde é um direito humano, e que o governo deve prestar cuidados de saúde eficaz à todos os cidadão.

Todos os cidadãos devem ter acesso a esses cuidados independente da situação financeira do paciente e deverão ter um Médico Clínico Geral primário como porta de entrada para o resto do sistema e serviços de saúde no país.

Clima na Noruega

O país  desfruta das quatro estações durante o ano. O clima pode variar pelo país inteiro durante o ano.

Nas áreas costeiras do país recebem um inverno mais ameno, podendo desfrutar de ótimas condições de um passeio de esqui nas montanhas e apreciar também uma leve  neve.

Nas áreas continentais já recebem invernos mais frios, com bastante neve, e verões quentes e seco.

No inverno  podem atingir a -15°C ou ser até mais rigoroso ainda em algumas regiões do país.

Cultura na Noruega

A cultura no país é rica e diversa, está ligada  a história de formação do país.

O país oferece muitas atividades culturais. A música norueguesa vai de clássica ao rock, e acontecem muitos festivais musicais durante o ano, nesse lindo país nórdico.

A noruega demonstra sua identidade étnica através das literaturas, músicas , artes, arquitetura  e culinária.

As melhores cidades para morar na Noruega

  1. Oslo a maior cidade do país, linda e cheia de energia. Possui muitos restaurantes, espetáculos de ópera, balé e teatro. Música ao vivo e muito mais. É uma cidade desenvolvida ,um ótimo lugar para morar e trabalhar.
  2. Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, que se encontra em volta das montanhas e bem em frente ao mar.

A cidade é um grande centro urbano com característica de pequenas cidades.

  1. Trondheim não é uma cidade tão grande, ficando como a terceira maior do país. É famosa pelas compras e suas variedades de atrações realizadas pelos estudantes que residem na cidade.

A cidade abriga famosos museus, área de descanso, barraquinhas de comida e bebida e muitas lojas. A cidade se dedica muito a culinária local.

  1. Stavanger região destacada pelas paisagens incríveis e lindas, montanhas e longas praias de areias branca.
  1. Tromso lugar perfeito para avistar as auroras boreais, e realizar atividades ao ar livre. A cidade tem uma vida noturna agitada e muitas lugares para apreciar a culinária local e muito mais.

Vistos para morar na Noruega

Para quem vai apenas visitar o país não será necessário o visto durante 90 dias. Mas já para residir no país será necessário obter o visto, caso não tenha a cidadania europeia.

O visto ou autorização de residência é solicitada por meio da Embaixada da Noruega no Brasil. O departamento de imigração UDI( Direção de Imigração da Noruega) processa os pedidos de autorização de residência.

Entre os tipos de vistos estão:

  • Visto para trabalho
  • Au Pair
  • Estudo
  • Refugiados
  • E familiar.

Curiosidades sobre o país!

Cidade mais povoada: Oslo(capital)

Fuso Horário: GMT +1

Código de Telefone Internacional : +47

Forma de Governo: Monarquia parlamentar

Localização: Norte de Europa

Faz fronteira: com a Suécia, Finlândia e Rússia.

Expectativa de vida da população: 81,6 anos( segundo pesquisas feita pela ONU em 2017)

Quanto Custa Morar na Noruega?

O país é realmente encantador e oferece uma excelente qualidade de vida em todos os sentidos, mais o custo de tudo isso não fica para trás.

Mesmo o trabalhador tendo um bom salário, uma média de 2.900€, em compensação tudo no país tem um custo elevado. Confira abaixo os custos médios no país.

AlimentaçãoCusto (NOK / )
Restaurante barato172,50 kr / 18€
Refeição para 2 pessoas800,00 kr / 83€
Coca-Cola / Pepsi (garrafa de 0,33 litros)28,94 kr / 3,023€
AluguelCusto (NOK / )
Aluguel por mês (1 quarto) no centro 10.186,63 kr / 1.064€
Aluguel por mês (1 quarto) Fora do centro8.027,19 kr / 838€
Utilitários (Mensal)Custo (NOK / )
Eletricidade, Aquecimento, Refrigeração, Água, Lixo1.513,94 kr / 158€
MercadoCusto (NOK / )
Leite (regular), (1 litro)17,64 kr / 1,84€
Arroz (branco), (1 kg)25,41 kr / 2,65€
Ovos (Regular) (12)37,22 kr /  3,88€
Água (garrafa de 1,5 litro)20,85 kr / 2,17 €
Pão Branco Fresco (500g)26,45 kr / 2,76 €
Batata (1kg)19,41 kr / 2,02 €
Peitos De Frango (Sem Sobremesa, Sem Pele), (1kg)116,86 kr /12,20€
Rodada de Carne (1kg)230,68 kr /  24,09€
TransporteCusto (NOK / )
Bilhete unidirecional (transporte local)36,00 kr / 3,76€
Passe mensal (preço normal)736,00 kr / 76,88€
Gasolina (1 litro)15,58 kr / 1,62€
Pré-escolar ou Jardim de infância por mês3.033,48 kr / 316€
Salário Líquido Médio Mensal (após impostos)28.414,33 kr / 2.968,081€

O Custo de vida na Noruega  é 153,47% maior que no Brasil. Confira no site Numbeo mais detalhes sobre o custo de vida na Noruega.

Por que escolher a Noruega ?

  • Está entre os países que possui um PIB mais alto per capita.
  • Maior Índice de Desenvolvimento Humano
  • a maioria dos imigrantes estão satisfeitos e afirmam que é um bom país para morar.
  • É um país com uma excelente qualidade de vida e se destaca na educação.
  • Possui linda paisagem e é um país com pouca poluição.
  • Uma das sociedades mais avançada em igualdade de gênero.
  • Um otimo pais para ter um filho, devido a excelente política de maternidade.
  • Equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.
  • O terceiro país mais feliz do mundo

O que levar em conta na hora da escolha ?

  • Possui o custo de vida muito caro
  • Mesmo sendo exportadora de Petróleo a gasolina é cara.
  • Impostos altos

Sites para procurar emprego na Noruega

Nav

Finn

Consulados da Noruega no Brasil

FORTALEZA

Telefone: +55 85 3242-0888 Fax: +55 85 3242-9222

Endereço: Rua Rocha Lima 371 – Joaquim Távora -CE

MANAUS

Telefone: +55 92 3301-6777 / 3301-6780 Fax: +55 92 3301-6778

Endereço: Rua Ipê, 346 – Distrito Industrial – AM  

NATAL

Telefone: +55 84 3211-6800 Fax: +55 84 3221-4544

Endereço: Rua Carlos Passos, 1764 – Tirol – RN

PORTO ALEGRE

Telefone: +55 51 3481-3399

Endereço: Rua Dona Teodora, 1306 – Salas 05-06 – Humaitá – RS  

RIO GRANDE

Telefone/Fax: +55 53 3232-0232

Endereço: Largo Silveira Martins, 23/ Sala B4, Edifício Câmara do Comércio – RS  

SALVADOR

Telefone: +55 71 3505-8825 Fax: +55 71 3243-3125

Endereço: Av. Estados Unidos, 130 / 9º andar, Edifício Estados Unidos – Comércio- BA  

SANTOS

Telefone: +55 13 3219-7373 Fax: +55 13 3219-7944

Endereço: Pça. Barão do Rio Branco,14/ 4º andar – SP  

SÃO PAULO

Telefone: +55 11 5506 9994

Alameda Franca, 1050 – Conjunto 32 – SP

Continue Reading
Click to comment

Copyright © 2017-2019 Trabalhar Fora - All Rights Reserved