Trabalhar na Suíça - TrabalharFora - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Suíça

Trabalhar na Suíça

Published

on

Trabalhar na Suíça

Trabalhar na Suíça

Escolher a suíça como uma opção para trabalho é um passo rumo ao sucesso profissional e também para uma excelente qualidade de vida.

 A Suíça foi listada como o melhor país para trabalhar, se destacando com um mercado de trabalho amplo, ótimos salários e várias oportunidades para profissionais do mundo inteiro.

Para você que escolheu esse lindo país para exercer sua profissão, confira neste guia informações importantes a fim de prepará-lo para trabalhar na Suíça.

trabalhar na Suíça

O que você precisa para trabalhar na Suíça?

A suíça  é um dos países mais ricos do mundo, conhecido por produzir os mais saborosos chocolates e queijos, e se destacar por suas incríveis e únicas paisagens.

É um lugar desenvolvido na educação, economia, segurança, contando com um sistema político diferenciado.

Com muitas vagas em várias áreas profissionais para trabalhar na Suíça, o país emprega profissionais de várias nacionalidades, dentre eles muitos brasileiros.

A Suíça é um país que incentiva a criação de novos negócios, investindo em abertura de novas empresas, inclusive estrangeiras, contando com organizações internacionais e uma estabilidade econômica estável, gerando então bastante oportunidades de trabalho.

Para Trabalhar na suíça será necessário o visto de trabalho suíço conforme as exigências de lei do país. Para trabalhar legalmente nesse país você poderá  utilizar a cidadania europeia, o que tornará mais fácil para você conseguir o visto.

Para trabalhar na Suíça além de adquirir a permissão de trabalho, você deverá se preparar em vários sentidos para se destacar no mercado suíço. Acompanhe abaixo!

Aprenda a se comunicar na Suíça

Aprender o idioma do país é indispensável para quem decide trabalhar em um país estrangeiro.

Para trabalhar na Suíça não perca tempo e aprenda os idiomas oficiais do país. Na Suíça os idiomas dominantes é o alemão, francês, italiano e Reto-romano ou Romanche.

trabalhar na Suíça

Possuir o domínio da língua falada na Suíça é essencial para sua comunicação e desenvolvimento na empresa e também no conforto do seu dia a dia.

Na suíça também é falado o inglês, principalmente nas cidades de Genebra e Zurique, o inglês é um idioma falado em quase todas as empresas do mundo. Confira 10 Canais ou Sites Gratuitos para Estudar inglês.

Tipos de Vistos Para Morar e Trabalhar na Suíça

Para trabalhar na Suíça você precisará adquirir seu visto de trabalho. O visto de trabalho é necessário para que você seja contratado pela empresa de acordo com a lei e assim assegurar seus direitos e deveres como um profissional residente no país.

trabalhar na Suíça

São dois tipos de visto concedidos para morar e trabalhar na Suíça.

  • Os vistos concedidos aos cidadãos europeus que são regulados pelo Acordo de Livre Circulação feito entre a Suíça e a Comunidade europeia.
  • E os visto para os cidadãos de países que não pertencem a união europeia, são regulados pela Lei de Estrangeiros (Ausländergesetz).

Os vistos para morar e trabalhar na Suíça são:

Visto de Turista

O cidadão Europeu não precisa de vistos para visitar o país durante o período de 90 dias, basta apresentar o passaporte válido.

O mesmo funciona para brasileiros, porém além de apresentar o passaporte válido, deverá apresentar também seguro de saúde, condições financeiras suficientes para arcar com as despesas da viagem e  comprovante de alojamento ou carta convite.

Visto de Trabalho

As pessoas que possuem cidadania europeia podem passar durante três meses na Suíça e solicitar a permissão de residência, após conseguir um emprego ou até mesmo para procurar.

Agora, no caso dos brasileiros que não possuem cidadania de um país europeu, será necessário primeiramente ter uma oferta de trabalho, para logo após fazer o pedido do visto.

E ter também um diploma universitário  ou uma instituição de ensino superior, com experiência profissional e facilidade de integração profissional e social no país.

 O visto deve ser solicitado junto ao consulado Suíço no próprio país de origem.

Permissão L

Esse é um tipo de visto para  situações de estudo , estágio ou trabalho. A permissão L é também para pessoas que estão dando início ao processo civil para casamento com um suíço. Após o casamento, essa permissão é substituída pela B

Permissão B

A permissão B é um visto destinado para que tem um contrato para trabalhar na Suíça com duraçãode 12 meses ou mais. A permissão é válida por 5.

Essa permissão pode ser utilizada em caso de pessoas que desejam abrir o próprio negócio no país, ou aposentados, que podem se  para se sustentar.

Permissão C

Permissão permanente para ficar no país. E pode ser conseguida após 5 ou 10 anos vivendo na Suíça., conforme alguns regulamentos no país.

E tem também a permissão Ci que é para família de funcionários de organizações intergovernamentais e de representantes de países estrangeiros

Permissão S e N

Visto concedido para questões humanitárias, a fim de  realizar auxílio a pessoas necessitadas no país. A permissão N é licença dada para solicitantes de asilo na Suíça.

Permissão G

E para quem vive em regiões que estão em fronteiras com o país e trabalha em algum lugar da Suíça.

Como entrar no Mercado de Trabalho na Suíça?

A suíça é um dos países que mais atrai brasileiros para morar e trabalhar. Se esse tem sido essa a  sua vontade ultimamente, então precisará cumprir  todos os requisitos exigidos a um profissional para trabalhar na Suíça.

Para conseguir  trabalho na Suíça se prepare bem, para oferecer um serviço de interesse econômico do país, com uma boa especialização, sendo um profissional bem qualificado.

trabalhar na Suíça

O mercado de trabalho na Suíça é estável, perfeito para profissionais altamente qualificados, com a remuneração adequada.

O mercado de trabalho por lá é amplo, há  mais vagas do que pessoas desempregadas.

O salário é acordado entre o empregador e o empregado na hora a contratação, estando entre as melhores remunerações do mundo.

As melhores áreas profissionais no momento na Suíça são:

  • Tecnologia da informação
  • Saúde
  • Setores de exportação ligados à medicina
  • Eletricistas

Formas de entrar para o mercado de trabalho suíço

No país tem algumas empresas brasileiras e empresas de commodities, que possui em filiais pelo Brasil, e o setor bancário que também tem negócios com o Brasil, o que se cria oportunidades no mercado Suíço para os brasileiros.

Outra maneira de trabalhar na Suíça é através das organizações Internacionais.

A ONU com suas sedes em Genebras pode contratar brasileiro para qualquer cargo, e ainda tendo para cada país uma cota para conquista da vaga.

É indispensável o domínio do inglês. A ONU tem um Sistema de candidatura a vagas entre no site e confira.

Dicas para Encontrar Emprego

  • Invista em você se preparando através de cursos de idiomas, e principalmente um dos idiomas mais falado lá, aprenda mais sobre a cultura, costumes, sobre o mercado de trabalho, sobre sua área profissional  no país.
  • Capriche no seu currículo conferindo dado por dado, mantendo o atualizado, com uma boa fotografia e carta de motivação, e um perfil de um bom profissional no Linkedin.
  • Seja determinado  e Persistente  acompanhado o processo de seleção, e sempre investindo em novas tentativas, até conseguir seu objetivo.

Pesquise mais, busque um feedback caso não consiga na primeira tentativa, e faça diferente nas próxima vez.

  • Busque indicações ou ofertas de trabalhos através do seu networking ou até mesmo pessoas  ou amigos que residem na Suíça.
  • Fique de olho em site de emprego para acompanhar as vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho na Suíça. E para saber mais assista vídeos com dicas e experiências de um profissional que está no país.

Como é morar e trabalhar na Suíça?

O país dos chocolates  é uma República Federal composta por um total de  26  estados, denominados cantões.

É um país que oferece muito mais que beleza, está sempre em desenvolvimento, tendo uma excelente educação, sistema de segurança, saúde e a uma qualidade de vida maravilhosa.

O país está entre um dos mais ricos do mundo, e trabalhar e morar em um país em constante crescimento é o sonho de qualquer profissional.

A Suíça  tem duas belas cidades, Berna e Zurique, são as mais conhecidas do país. O País realmente como um todo um lugar cheio de oportunidades.

A Suíça  tem duas belas cidades, Berna e Zurique, são as mais conhecidas do país. O País realmente como um todo um lugar cheio de oportunidades.

Sistema de Saúde e Educação na Suíça

A saúde na Suíça é um dos melhores do mundo, assim como os custos são os mais altos. Mais o país oferece hospitais de Alto padrão, disposições de tecnologias de ponta, e o atendimento sem precisar enfrentar filas.

Por lei todo cidadão que vive na Suíça tem que fazer um seguro de saúde básico, é obrigatório.

Em cada cantão é disponibilizado  por várias seguradoras muitas opções de serviços de saúde, medicina alternativa, seguro viagem, odontologia, fitness, com preços diversos conforme a idade e a região.

O estrangeiro que pretende morar para trabalhar na Suíça tem um prazo de três meses para escolher seu plano de saúde em uma seguradora.

trabalhar na Suíça

A educação e o conhecimento são considerados totalmente importantes no país, por esse motivo que a educação da Suíça é reconhecida a nível mundial.

 O estudantes suíços obtém os melhores resultados  em matemática e ciências em comparação com outros países da Europa.

A educação é obrigatória e gratuita. E as crianças começam a estudar aos seis, sete anos e o ensino se estende aproximadamente nove anos.

Cada cantão é responsável pelo sistema educativo, sendo um sistema de educação descentralizado, que se distingue em três níveis básicos e são eles, o primário, secundário e terciário.

trabalhar na Suíça

Clima na Suíça

O clima na Suíça é moderado sem frio, calor ou umidade intensos. Do período de  julho a agosto, a temperatura varia entre 18 e 28° C ao longo do dia,

 De janeiro a fevereiro, o intervalo é de -2 a +7° C. Durante a  primavera e no outono, a temperatura varia entre 8 e 15° C durante o dia. Dependendo da altitude, a temperatura pode variar.

No verão, a temperatura sobe para 25 a 30 °C. Em verões mais quentes, as temperaturas podem até passar a marca dos 30 °C.

Cultura na Suíça

A Suíça é rica em cultura e cultivar seus costumes locais, e marcando o país com eventos culturais e tradições vivas.

.A cultura é marcada por festas durante o inverno e primavera, e também pela música para dançar, a culinária, literatura arquitetura e também arte.

A suíça marcada por ser um país dos chocolates, queijos e relógios.

As melhores cidades na Suíça

  • Lugano é uma cidade localizada na região conhecida como Ticino, que tem o italiano como idioma. A cidade fica próximo à fronteira com a Itália, e traz na sua cultura um pouco do país vizinho, enfeitando a região com a graça da Suíça e o charme da Itália.

A cidade é é agraciada por belas praças, igrejas e uma arquitetura linda. E não fica só na beleza, tem vários lugares como pizzarias, restaurantes, cafés, gelatarias para quem quer apreciar diferentes sabores.

trabalhar na Suíça
  • Berna é a capital da Suíça, uma cidade muito linda! Abriga várias belezas e um centro histórico encantador, que fez com que a cidade se tornasse patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Berna é conhecida como cidade das fontes. A cidade recebe o rio Aare que sai cortando a capital da Suíça.

Em Berna é falado o idioma alemão.

trabalhar na Suíça
  • Zurique a cidade fica perto da fronteira com a Alemanha tem como o idioma predominante o Alemão. É uma cidade moderna e ao mesmo tempo demonstra seu longo passado histórico.

A cidade revela a beleza Suíça, nela está localizado o aeroporto mais importante do país. A cidade é cheia de beleza e atrações.

trabalhar na Suíça
  • Lucerna é a cidade que se encontra a beira do famoso e lindo lago Lucena, com muitas casa históricas, praças e igrejas. A cidade proporciona aos seus visitantes a porta certa para um passeio até as montanhas.
trabalhar na Suíça
  • Montreux cidade linda rodeada por picos e enfeitada pelos seus campos verde realiza todos os anos o Festival de Jazz de Montreux a beira do lago de Genebra, e recebe visitantes do mundo inteiro para esse evento.
trabalhar na Suíça

Curiosidades sobre a Suíça

trabalhar na Suíça

Capital: Berna

População: oito milhões de habitantes 22% não possui a nacionalidade suíça.

Fuso Horário: No o inverno, é usado  horário da Europa Central (CET). Do fim de março ao fim de outubro, é usado o horário de verão (CET + 1 hora), e + 4h em relação à Brasília (UTC+1).

Moeda: Franco Suíço (CHF)

Feriados públicos:  Feriado dePáscoa, Natal, Ano Novo e o feriado nacional de 1 de Agosto. Os feriados  podem variar de cantão para cantão.

Energia elétrica: 230 volts, frequência de 50 Hz. Plugues de dois pinos( tipo C) e de três pinos ( tipo J).

Forma de Governo: República confederativa

Idioma: Alemão (63.5 %), Francês (22.5 %), Italiano (8.1 %),Reto-romano (0.5 %), outros (6.6 %)

Localização: centro-oeste da Europa

Expectativa de vida da população: 83,5 anos (Pnud 2017)

IDH: 0,944 (Pnud 2017) – índice de desenvolvimento humano muito elevado.

Quanto Custa Morar na Suíça?

O Custo de vida na Suíça é 191,44% maior que no Brasil. Veja na tabela abaixo alguns custos médios no país.

Confira Também no site Numbeo mais detalhes sobre o custo de vida na Suíça.

Alimentação Custo (CHF / )
Restaurante barato 25.00Fr / 21,89€
Refeição para 2 pessoas 100,00 Fr / 87,56€
Coca-Cola / Pepsi (garrafa de 0,33 litros) 3,92 Fr / 3,43€
Aluguel Custo (CHF / )
Aluguel por mês (1 quarto) no centro 1.344,66 Fr / 1.179,0298€
Aluguel por mês (1 quarto) Fora do centro 1.121,23 Fr / 983,1211€
Utilitários (Mensal) Custo (CHF / )
Eletricidade, Aquecimento, Refrigeração, Água, Lixo 182.25 Fr / 159,8011€
Mercado Custo (CHF / )
Leite (regular), (1 litro) 1,58 Fr / 1,38€
Arroz (branco), (1 kg) 2,70 Fr / 2,36€
Ovos (Regular) (12) 5,49 Fr / 4,81€
Água (garrafa de 1,5 litro) 1,22  Fr / 1,07€
Pão Branco Fresco (500g) 2,65 Fr / 2,32€
Batata (1kg) 2,61 Fr / 2,29€
Peitos De Frango (Sem Sobremesa, Sem Pele), (1kg) 24,77 Fr / 21,69€
Rodada de Carne (1kg) 48.45 Fr / 42,42€
Transporte Custo (CHF/ )
Bilhete unidirecional (transporte local) 3,20 Fr / 2,80 €
Passe mensal (preço normal) 78,50 Fr / 68,74€
Gasolina (1 litro) 1,62 Fr / 1,42€
Pré-escolar ou Jardim de infância por mês 2.165,11 Fr /  1.898,4198€
Salário Líquido Médio Mensal (após impostos) 5.131,22 Fr / 4.499,1754 €

Sites para procurar emprego na Suíça

Consulados da Suíça no Brasil

  • Consulado da Suíça – Manaus – AM/ Endereço: R. Monsenhor Coutinho, 688 – Centro. Telefone: (0xx92) 3213-9156
  • Consulado da Suíça – Salvador – BA/Endereço: R. Lucaia 281 Sala 308 (depois da EMBASA) – Rio Vermelho. Telefone: (0xx71) 3334-1671/98792-7544
  • Consulado da Suíça – Fortaleza – CE / Endereço: Rua Ricardo Castro Macedo, 930. Telefone: (0xx85) 3278-5041
  • Setor Consular da Embaixada – Brasília – DF / Endereço: SES Av. das Nações, Qd. 811, Lote 41 / Telefone: (0xx61) 3443-5500
  • Consulado da Suíça – Belo Horizonte – MG /Endereço: Rua dos Otoni, 712- sala 303 – Santa Efigênia. Telefone: (0xx31) 3273-8991
  • Consulado da Suíça – Curitiba – PR/ Endereço: Rua Francisco Rocha 198/ Telefone: (0xx41) 4042-0310
  • Consulado da Suíça – Recife – PE / Endereço: Av. Presidente Kennedy, 694A – Peixinhos. Telefone: (0xx81) 3493-7051
  • Consulado Geral da Suíça – Rio de Janeiro – RJ / Endereço: Rua Cândido Mendes, 157 – 11º andar. Telefone: (0xx21) 3806-2100
  • Consulado da Suíça – Porto Alegre – RS /Endereço: Av. Viena, 374 / Telefone: (0xx51) 3222-2025
  • Consulado da Suíça – Joinville – SC /Endereço: Rua Albert Einstein, 199 – Bairro América.Telefone: (0xx47) 3433-1957
  • Consulado Geral da Suíça – São Paulo – SP / Endereço: Av. Paulista, 1754, Ed. Grande Avenida, 4º Andar. Telefone: (0xx11) 3372-8200

Continue Reading
Click to comment

Copyright © 2017-2019 Trabalhar Fora - All Rights Reserved